POR QUE ENSINAR QUÍMICA?
A
Química está relacionada às necessidades básicas dos seres humanos como
alimentação, vestuário, saúde, moradia, transporte, etc. E todo o mundo deve
compreender isso tudo. Ela não é uma coisa ruim que polui e provoca catástrofes
como alguns, infelizmente, pensam. Esses preconceitos existem, inclusive,
devido à forma como os meios de comunicação a divulgam e aos mecanismos
ideológicos que a sociedade utiliza para encontrar um bode expiatório, na
ausência de políticas públicas para a utilização adequada do meio ambiente.
Sem
um conhecimento de Química, ainda que mínimo, é muito difícil um indivíduo
conseguir posicionar-se em relação a todos esses problemas e, em conseqüência,
exercer efetivamente a cidadania. Conhecê-la e a seus usos pode trazer muitos
benefícios ao homem e à sociedade. Ter noções básicas de Química
instrumentaliza o cidadão para que ele possa saber exigir os benefícios da
aplicação do conhecimento químico para toda a sociedade.
Dispor
de rudimentos dessa matéria ajuda o cidadão a se posicionar em relação a
inúmeros problemas da vida moderna, como poluição, recursos energéticos,
reservas minerais, usos de matérias-primas, fabricação e uso de inseticidas,
pesticidas, adubos e agrotóxicos, fabricação de explosivos, fabricação e uso de
medicamentos, importação de tecnologia e muitos outros.
Além
disso, aprende acerca dos diferentes materiais, suas ocorrências, seus
processos de obtenção e suas aplicações permite traçar paralelos com o
desenvolvimento social e econômico do homem moderno. Tudo isso demonstra a
importância do aprendizado de Química.
Por
outro lado, saber como se processa o conhecimento químico pode dotar as pessoas
de um pensamento crítico mais elaborado. O estudo dessa matéria permite a
compreensão da formulação de hipóteses, do controle de variáveis de um processo
de generalização de fatos por uma lei, da elaboração de uma teoria e da
construção de modelos científicos.
Como
Ciência experimental, que procura compreender o “comportamento” da matéria, a
Química se utiliza de modelos abstratos que procuram relacionar o mundo
macroscópico com o microscópico universo atômico-molecular. Esse exercício é de
grande valia para o desenvolvimento do raciocínio do estudante em qualquer área
do conhecimento.
Carlos A. Mortimer – Química
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