terça-feira, 14 de maio de 2013

Foi comprovado na prática a Dilatação dos Sólidos que faz parte do nosso dia-a-dia.


Dilatação térmica dos sólidos

A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões.

Podemos afirmar com plena certeza que a Física está inserida em nosso cotidiano, seja no funcionamento de um ventilador, no nosso caminhar, ao empurrar um móvel ou até mesmo para medir a temperatura de alguém. Em muitos casos ela passa despercebida por algumas pessoas, mas para outras é objeto constante de estudos. Inserida em nosso cotidiano, embora muitos nem percebam, está a dilatação térmica.

Tratando-se da dilatação térmica dos sólidos podemos afirmar que a maioria dos objetos aumenta de tamanho quando aumentamos sua temperatura. Você já deve ter percebido espaços que separam os blocos de concreto de uma calçada, ou até mesmo os espaços vagos nos trilhos de uma estrada de ferro. Podemos verificar espaços assim em pontes muito longas, ou seja, elas não são construídas somente em um único bloco de concreto. Na verdade elas são formadas por vários blocos de concreto.

Esses espaços são deixados pelos construtores de linhas férreas ou de pontes e calçadas, porque, como dissemos no parágrafo acima, com a elevação de temperatura, o aço e o concreto aumentam de tamanho. Portanto, se uma linha férrea fosse construída com os trilhos se tocando, a dilatação que ocorreria quando os trilhos se aquecessem provocaria o entortamento da linha. Com as pontes algo semelhante aconteceria, pois se ela fosse construída somente com um bloco de concreto, quando aumentada sua temperatura, poderiam ocorrer rachaduras na ponte.

Esse trabalho de pesquisa e socialização foi feita em sala de aula na disciplina de Física com a turma do 2º Ano 1 após a comprovação na prática sobre a dilatação de  alguns sólidos como o Alumínio,

Atividade experimental 1
Cole um pedaço de papel alumínio e após a cola secar, recorte do novo papel dois pedações iguais de aproximadamente 1,0 cm por 6,0 cm. Aproxime de uma vela acesa um dos pedaços, de forma que o papel-alumínio fique voltado para a chama. O que você observa? Qual dos papeis apresenta maior dilatação?






Atividade experimental 2
Faça um pequeno furo na tampa de um recipiente de vidro transparente. Introduz nesse furo um canudo de refresco bem fino. Cole o canudo na tampa sem deixar espaço entre ele e o furo, para obter boa vedação. Segure o recipiente durante 2 minutos, depois coloque com a ponta do dedo uma gota de água dentro do canudo.
Coloque o vidro dentro de um copo com água e segure durante um certo tempo. Depois deixe-o dentro da geladeira. Descreva e explique o que aconteceu com a gota em cada momento.
Pelos relatos dos alunos a gota a princípio na água ficou parada no meio do canudo e após ser colocada na geladeira continuou no mesmo lugar, comprovando assim que a dilatação do líquido também acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário