A QUÍMICA DO
SABÃO
PROFª. CARMELI CAETANO
TURNO: NOTURNO
SÉRIE: 2ª e 3ª
ENSINO MÉDIO
SANTA TEREZINHA
2012/2013
1.
TEMA:
“A Química envolvida na higiene pessoal”
2. OBJETIVO GERAL
Conhecer através da
história a descoberta e o uso do sabão como substância utilizada na higiene e
limpeza pessoal e diária.
3.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Analisar a composição química do sabão.
Conhecer a presença das funções
inorgânicas ácidos, bases e óxidos no sabão.
Conhecer a história do sabão.
Entender os materiais graxos presentes
no sabão.
Trabalhar os conteúdos relacionados ao
tema referente à Química Inorgânica.
Conhecer como funciona ma produção
industrial e artesanal do sabão.
Produzir sabão caseiro e artesanal.
Pesquisar o valor mercadológico do
sabão.
Compreender a diferença do sabão e
sabonete medicinal dos comuns usados para limpeza geral.
4. JUSTIFICATIVA
Alguns materiais que
utilizamos são obtidos diretamente da natureza, ainda assim para sua obtenção
são necessários conhecimentos químicos, pois esses materiais precisam ser
separados, purificados e, muitas vezes fisicamente transformados para poderem
ser utilizados.
Desde
os primórdios das civilizações, o ser humano aprendeu a utilizar substâncias e
materiais para curar diferentes males aos quais estava sujeito, bem como
substâncias para sua higiene pessoal como o sabão, o perfume, banho de ervas,
pasta de dente com folhas de plantas, etc. Normalmente extraídos de plantas
esses produtos serviam para combater os males do corpo e da mente.
Os
hábitos de higiene e os cuidados com a aparência física fazem parte da nossa
vida. Uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar é lavar o rosto e escovar
os dentes. Para lavar o rosto normalmente usamos um sabão ou sabonete. Hoje em
dia existe à venda uma grande variedade desses produtos, porém sua produção é
feita basicamente da mesma forma.
Durante
várias gerações, o uso de sabões e sabonetes aumentou continuamente até que a
utilização se tornou um hábito essencial para a higiene e a saúde do ser
humano. Considerando que vivemos numa sociedade marcada pelo valor do
consumismo e acreditando que uma mudança de atitude passa por uma reflexão mais
ampla, o que não ocorre facilmente, insisto na ênfase ambiental em diferentes
contextos, com o objetivo de tentar incorporar nos alunos outra visão de mundo.
Este
projeto foi elaborado como objetivo de servir de novos conhecimentos sobre os
sabões e sabonetes. Sua aplicação permite abordar assuntos específicos sobre
sua utilização na higiene pessoal e que a água sozinha não é totalmente
eficiente para remover vários tipos de sujeira, especialmente as que apresentam
alguma oleosidade.
Outra
aplicação é quanto fornecer informações sobre critérios a serem levados em
conta do uso descontrolado de produtos químicos no meio ambiente, bem como o
descarte do óleo de cozinha no solo poluindo e contaminando o mesmo, que poderá
ser reutilizado como matéria-prima para o sabão, desenvolvendo princípios de
redução de consumo, de reutilização e da reciclagem.
E
para finalizar, este Projeto levará a discussão sobre a questão ambiental, os
resíduos produzidos pelas indústrias químicas que fabricam o sabão e o sabonete
em escala comercial e que acabam por poluir os leitos de água das grandes
cidades e arredores. Todos esses problemas levam a refletir sobre a necessidade
de produção de bens de consumo ser desenvolvido tendo como base de estudos de
impacto ambiental para diminuir ao máximo essa agressão aos recursos hídricos e
como conseqüência, ao meio ambiente.
5.
METODOLOGIA
5.1.
Publico alvo: alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Médio
5.2.
Recursos humanos, físicos e materiais:
- Humanos:
Professora, alunos, direção, Assistente Técnico Pedagógico e familiares
para pesquisa de campo, comércio local.
- Físicos e Materiais: sala de aula, revistas, livro didático, laboratório de Química, internet.
5.3.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
- Serão
feitos trabalhos em grupos na intenção de elaboração de uma resposta do
conhecimento do grupo sobre as perguntas colocadas pela Professora que
farão parte da pesquisa e que estão relacionadas ao tema.
- Serão
estudados vários textos que serão anexados ao Projeto e os assuntos a
seguir durante as aulas, bem como textos que venham enriquecer os
conhecimentos dos alunos.
- Será
feita uma pesquisa do preço atual do sabão para o conhecimento
mercadológico do produto, bem como sua utilidade e função.
- Serão feitas várias experiências para testar os produtos e as substâncias bem como fazer o sabão e conhecer seus ingredientes.
5.3.1.
Conteúdos:
ü História
do sabão
ü Substância
ácida e alcalinas
ü Materiais
graxos (lipídios) – ACIDOS
ü Nomenclatura
dos Ácidos
ü Ácidos
graxos
ü Materiais
alcalinos – BASES
ü Nomenclatura
das Bases
ü Saponificação
ü Produção
de sabões e sabonetes
ü Estrutura
dos sabões
ü Características
e propriedades dos sabões
ü pH
– Potencial Hidrogenionico
ü Alcalinidade
ü Nomenclatura
dos Sais e Óxidos
ü Tensão
superficial
ü Caminho
do sabão após lavagem
ü Molécula
e polaridade da molécula
ü Solubilidade
ü Cadeias
carbônicas
5.3.2.
Textos:
- “Sabão um antigo
conhecido” (do projeto Sabões e detergente)
- “A Química dos sabões
e detergentes” do livro Química e Sociedade p. 285
- “Diminuição da tensão
superficial”
- “Os rios sem vida” –
livro Química e Sociedade p. 453
- “Chuva ácida” – p.
458
- “Caminho do sabão
após a lavagem” – livro Química e aparência p. 27
- “Óleos e gorduras na
fabricação de sabões” (do projeto sabões e detergentes)
- “Materiais graxos”
(livro química e aparência p. 13)
- “Biodegrabilidade do
sabão” – p. 41 do anexo do projeto
- “Química Verde”.
- “O caráter ácido e básico
das substâncias”.
5.4. ESTRATÉGIAS:
5.4.1.
Em grupos responder as perguntas para se fazer um diagnóstico sobre o tema:
- Qual
a importância do sabão no dia-a-dia?
- De
que forma você acha que é feito o sabão?
- Os
sabões somente são bons quando produzem espumas?
- Cite
algumas situações que justifiquem a produção do sabão.
- Qual
a importância do sabonete medicinal?
- Você
acha que o sabão caseiro é mais barato que o industrial?
- Por que era usado a tripa do animal depois de limpa para fazer o sabão caseiro?
5.4.2.
Explicar o caráter ácido e básico das substâncias descoberto por Arrhenius
através do texto “O caráter ácido e básico das substâncias”
5.4.3.
Trabalhar as funções inorgânicas Ácidos e Bases, Sais e Óxidos (livro
didático), características e nomenclatura.
5.4.4.
Ler e discutir o texto: “Sabão um antigo conhecido” falar da história do sabão.
5.4.5.
Explicar sobre a tensão superficial da
água e a polaridade da molécula.
Texto:
“A Química dos sabões e detergentes” do livro Química e sociedade p. 285
5.4.6.
Explicar o significado das palavras:
-
Força de coesão: são as
forças que interagem nos líquidos, fazendo com que as moléculas se liguem umas
as outras.
-
Tensão superficial: como as
moléculas interagem umas com as outras, na superfície dos líquidos essas
moléculas se ligam apenas com as dos lados e as debaixo, faltando as ligações
na direção de cima, surge aí a tensão superficial uma película protetora da
água (ver desenho em anexo).
-
Agente tensoativo são
substancias que diminuem a tensão superficial da água.
-
Surfactantes são formados por
moléculas que possuem uma longa cadeia carbônica apolar e um grupo funcional
polar em sua extremidade.
(deixar
espaço para colar a figura da formula p.285)
-
Hidrofóbica na longa cadeia
apolar em uma das extremidades existe um grupo polar que não apresenta na
finidade com a molécula de água e dissolve-se em gorduras e óleos.
-
Hidrofílica e a outra
extremidade da cadeia que possui afinidade com a molécula da água e dissolve-se
em água.
-
Micelas são pequenos glóbulos
que se formam quando adicionamos detergente na água que possibilita a remoção
das gorduras.
Molécula
e a união de dois ou mais átomos de elementos químicos formando uma formula
química.
5.4.7.
Experiências:
a) Testar
a tensão superficial da água com alguns materiais como gilete, clips, grampo,
objetos leves de plástico, etc.
b) Certificar
o caráter ácido e básico de algumas substâncias e testar na tabela de cores de
pH qual a quantidade de acidez e basicidade que apresenta (livro autolabor p.
48)
c) Testar
a alcalinidade (ou óxido) da cinza de cigarro ou de papel queimado num copo com
fenolftaleína que deverá ficar com a cor vermelha através da leitura do texto “Soda fator limitante para a
produção do sabão”
d) Conhecer
como se forma a chuva ácida (livro autolabor).
e) Verificar
a ação do detergente na água o que acontecem com as moléculas (livro química e
aparência p. 25 e 26)
f) Fazer
sabão com algumas receitas caseiras que foram pesquisadas.
g) Testar
a produção da espuma do detergente misturando sal na água com detergente e
noutro recipiente não colocar sal e observar o que acontece com a espuma.
5.4.8.
Pesquisa de campo:
-
Pesquisar
receitas de sabão caseiro com a família em casa.
- Pesquisar receitas de
sabonetes medicinais, sua utilidade e composição (ingredientes).
- Pesquisar o valor
atual do sabão comprado e o valor do sabão produzido em casa, tabelar em gráficos
para ver qual é mais barato.
5.4.9.
Explicar o que é pH – Potencial Hidrogeniônico e a tabela de cores de pH (livro
p. 22)
5.4.10.
Trabalhar e discutir os textos:
- “Os rios sem vida” –
livro Química e Sociedade p. 453
- “Chuva ácida” – p.
458
- “Biodegrabilidade do
sabão” – p. 41 do anexo do projeto
5.4.11.
Ler os textos em grupos e responder as perguntas:
- “Óleos e gorduras na
fabricação de sabões” (do projeto sabões e detergentes)
- “A Química dos sabões
e detergentes”
5.4.12.
Perguntas avaliativas:
a) Quais os principais
produtos químicos utilizados na fabricação do sabão comum?
b) Qual é a principal
diferença entre óleos e gorduras?
c) O óleo de soja é
muito utilizado em
culinárias. Qual é a principal função de tal utilização? Ele poderia ser substituído por uma gordura?
E por água? Por que?
d) Os óleos vegetais
são muito utilizados na fabricação da margarina. A margarina é obtida por uma
reação de hidrogenação das insaturações existentes nos ácidos graxos formadores
dos óleos. Diga por que a margarina é sólida e o óleo de soja é líquido na
temperatura ambiente. Por que não se utilizam gorduras para produzir margarina?
e) Quem rancifica mais
facilmente, os óleos ou as gorduras? Por que?
f) Procure nos rótulos
das margarinas qual sua origem e verifique com que tipos de óleos elas são
fabricadas.
g) A que função da
Química Inorgânica pertence o hidróxido de sódio e o de potássio e quais
propriedades características destas funções?
h) A que função da
Química Inorgânica pertence os carbonatos de sódio e de potássio? Que
propriedades físicas e químicas caracterizam estes compostos?
i) Na cadeia carbônica
(parte polar da molécula de sabão) os elementos se ligam seguindo o modelo
covalente de ligações. Quais as diferenças entre as ligações iônicas e covalentes?
j) O que é poluente?
l) O que significa
dizer que um produto é biodegradável? Ele pode ser poluente?
m) Por que o sabão é
considerado um produto biodegradável?
n) O óleo dissolve-se
mais na água ou no álcool? Justifique.
o) Por que os óleos
queimam com mais facilidade?
6.
AVALIAÇÃO:
- Trabalho
com apresentação oral e escrita.
- Resolução
das Atividades.
- Prova
escrita individual.
- Exercícios
em dupla.
- Pesquisa
de campo e relatórios.
- Estudo
de textos em grupos.
- Relatório das experiências
7.
CRONOLOGIA:
De maio a setembro de 2012 (início)
e de maio a julho de 2013
(finalizar)
8. BIBLIOGRAFIA
MORTIMER,
Eduardo Fleury. Assessoria
Pedagógica. São Paulo: Scipione, 2002.
MORTIMER,
Eduardo Fleury. Coleção Explorando o
Ensino de Química. V. 5 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
de Educação Básica, 2006
PERUZZO,
Francisco Miragaia. Química na
abordagem do cotidiano. Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do
Canto – 4. Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.
SANTOS,
Wilson Luiz Pereira dos. Química e
Sociedade. Volume Único, Ensino Médio/Wilson Luiz Pereira dos Santos e
Gerson de Souza. São Paulo: Nova Geração, 2005.
USBERCO,
João. Química e aparência.
João Usberco, Edgard Salvador, Joseph Elias Benabon. São Paulo: saraiva, 2004 –
(Coleção química do corpo humano).
INTERNET
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