terça-feira, 21 de maio de 2013

Projeto de Química com o tema "A Química do Sabão"


A QUÍMICA DO SABÃO

PROFª. CARMELI CAETANO
TURNO: NOTURNO
SÉRIE: 2ª e 3ª
ENSINO MÉDIO

SANTA TEREZINHA
2012/2013


1.      TEMA: “A Química envolvida na higiene pessoal”


2.      OBJETIVO GERAL
Conhecer através da história a descoberta e o uso do sabão como substância utilizada na higiene e limpeza pessoal e diária.
                                            

3.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*      Analisar a composição química do sabão.
*      Conhecer a presença das funções inorgânicas ácidos, bases e óxidos no sabão.
*      Conhecer a história do sabão.
*      Entender os materiais graxos presentes no sabão.
*      Trabalhar os conteúdos relacionados ao tema referente à Química Inorgânica.
*      Conhecer como funciona ma produção industrial e artesanal do sabão.
*      Produzir sabão caseiro e artesanal.
*      Pesquisar o valor mercadológico do sabão.
*      Compreender a diferença do sabão e sabonete medicinal dos comuns usados para limpeza geral.


4.      JUSTIFICATIVA

Alguns materiais que utilizamos são obtidos diretamente da natureza, ainda assim para sua obtenção são necessários conhecimentos químicos, pois esses materiais precisam ser separados, purificados e, muitas vezes fisicamente transformados para poderem ser utilizados.
Desde os primórdios das civilizações, o ser humano aprendeu a utilizar substâncias e materiais para curar diferentes males aos quais estava sujeito, bem como substâncias para sua higiene pessoal como o sabão, o perfume, banho de ervas, pasta de dente com folhas de plantas, etc. Normalmente extraídos de plantas esses produtos serviam para combater os males do corpo e da mente.
Os hábitos de higiene e os cuidados com a aparência física fazem parte da nossa vida. Uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar é lavar o rosto e escovar os dentes. Para lavar o rosto normalmente usamos um sabão ou sabonete. Hoje em dia existe à venda uma grande variedade desses produtos, porém sua produção é feita basicamente da mesma forma.
Durante várias gerações, o uso de sabões e sabonetes aumentou continuamente até que a utilização se tornou um hábito essencial para a higiene e a saúde do ser humano. Considerando que vivemos numa sociedade marcada pelo valor do consumismo e acreditando que uma mudança de atitude passa por uma reflexão mais ampla, o que não ocorre facilmente, insisto na ênfase ambiental em diferentes contextos, com o objetivo de tentar incorporar nos alunos outra visão de mundo.
Este projeto foi elaborado como objetivo de servir de novos conhecimentos sobre os sabões e sabonetes. Sua aplicação permite abordar assuntos específicos sobre sua utilização na higiene pessoal e que a água sozinha não é totalmente eficiente para remover vários tipos de sujeira, especialmente as que apresentam alguma oleosidade.
Outra aplicação é quanto fornecer informações sobre critérios a serem levados em conta do uso descontrolado de produtos químicos no meio ambiente, bem como o descarte do óleo de cozinha no solo poluindo e contaminando o mesmo, que poderá ser reutilizado como matéria-prima para o sabão, desenvolvendo princípios de redução de consumo, de reutilização e da reciclagem.
E para finalizar, este Projeto levará a discussão sobre a questão ambiental, os resíduos produzidos pelas indústrias químicas que fabricam o sabão e o sabonete em escala comercial e que acabam por poluir os leitos de água das grandes cidades e arredores. Todos esses problemas levam a refletir sobre a necessidade de produção de bens de consumo ser desenvolvido tendo como base de estudos de impacto ambiental para diminuir ao máximo essa agressão aos recursos hídricos e como conseqüência, ao meio ambiente.
                                                                    
5. METODOLOGIA
5.1. Publico alvo: alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Médio
5.2. Recursos humanos, físicos e materiais:
  • Humanos: Professora, alunos, direção, Assistente Técnico Pedagógico e familiares para pesquisa de campo, comércio local.
  • Físicos e Materiais: sala de aula, revistas, livro didático, laboratório de Química, internet.
5.3. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
  • Serão feitos trabalhos em grupos na intenção de elaboração de uma resposta do conhecimento do grupo sobre as perguntas colocadas pela Professora que farão parte da pesquisa e que estão relacionadas ao tema.
  • Serão estudados vários textos que serão anexados ao Projeto e os assuntos a seguir durante as aulas, bem como textos que venham enriquecer os conhecimentos dos alunos.
  • Será feita uma pesquisa do preço atual do sabão para o conhecimento mercadológico do produto, bem como sua utilidade e função.
  • Serão feitas várias experiências para testar os produtos e as substâncias bem como fazer o sabão e conhecer seus ingredientes.
5.3.1. Conteúdos:
ü  História do sabão
ü  Substância ácida e alcalinas
ü  Materiais graxos (lipídios) – ACIDOS
ü  Nomenclatura dos Ácidos
ü  Ácidos graxos
ü  Materiais alcalinos – BASES
ü  Nomenclatura das Bases
ü  Saponificação
ü  Produção de sabões e sabonetes
ü  Estrutura dos sabões
ü  Características e propriedades dos sabões
ü  pH – Potencial Hidrogenionico
ü  Alcalinidade
ü  Nomenclatura dos Sais e Óxidos
ü  Tensão superficial
ü  Caminho do sabão após lavagem
ü  Molécula e polaridade da molécula
ü  Solubilidade
ü  Cadeias carbônicas

5.3.2. Textos:
- “Sabão um antigo conhecido” (do projeto Sabões e detergente)
- “A Química dos sabões e detergentes” do livro Química e Sociedade p. 285
- “Diminuição da tensão superficial”
- “Os rios sem vida” – livro Química e Sociedade p. 453
- “Chuva ácida” – p. 458
- “Caminho do sabão após a lavagem” – livro Química e aparência p. 27
- “Óleos e gorduras na fabricação de sabões” (do projeto sabões e detergentes)
- “Materiais graxos” (livro química e aparência p. 13)
- “Biodegrabilidade do sabão” – p. 41 do anexo do projeto
- “Química Verde”.
- “O caráter ácido e básico das substâncias”.

5.4. ESTRATÉGIAS:
5.4.1. Em grupos responder as perguntas para se fazer um diagnóstico sobre o tema:
  • Qual a importância do sabão no dia-a-dia?
  • De que forma você acha que é feito o sabão?
  • Os sabões somente são bons quando produzem espumas?
  • Cite algumas situações que justifiquem a produção do sabão.
  • Qual a importância do sabonete medicinal?
  • Você acha que o sabão caseiro é mais barato que o industrial?
  • Por que era usado a tripa do animal depois de limpa para fazer o sabão caseiro?
5.4.2. Explicar o caráter ácido e básico das substâncias descoberto por Arrhenius através do texto “O caráter ácido e básico das substâncias”

5.4.3. Trabalhar as funções inorgânicas Ácidos e Bases, Sais e Óxidos (livro didático), características e nomenclatura.

5.4.4. Ler e discutir o texto: “Sabão um antigo conhecido” falar da história do sabão.

5.4.5. Explicar sobre a tensão superficial da água e a polaridade da molécula.
Texto: “A Química dos sabões e detergentes” do livro Química e sociedade p. 285

5.4.6. Explicar o significado das palavras:
- Força de coesão: são as forças que interagem nos líquidos, fazendo com que as moléculas se liguem umas as outras.
- Tensão superficial: como as moléculas interagem umas com as outras, na superfície dos líquidos essas moléculas se ligam apenas com as dos lados e as debaixo, faltando as ligações na direção de cima, surge aí a tensão superficial uma película protetora da água (ver desenho em anexo).
- Agente tensoativo são substancias que diminuem a tensão superficial da água.
- Surfactantes são formados por moléculas que possuem uma longa cadeia carbônica apolar e um grupo funcional polar em sua extremidade.
(deixar espaço para colar a figura da formula p.285)
- Hidrofóbica na longa cadeia apolar em uma das extremidades existe um grupo polar que não apresenta na finidade com a molécula de água e dissolve-se em gorduras e óleos.
- Hidrofílica e a outra extremidade da cadeia que possui afinidade com a molécula da água e dissolve-se em água.
- Micelas são pequenos glóbulos que se formam quando adicionamos detergente na água que possibilita a remoção das gorduras.
 Molécula e a união de dois ou mais átomos de elementos químicos formando uma formula química.
                                       
5.4.7. Experiências:
a)      Testar a tensão superficial da água com alguns materiais como gilete, clips, grampo, objetos leves de plástico, etc.
b)      Certificar o caráter ácido e básico de algumas substâncias e testar na tabela de cores de pH qual a quantidade de acidez e basicidade que apresenta (livro autolabor p. 48)
c)      Testar a alcalinidade (ou óxido) da cinza de cigarro ou de papel queimado num copo com fenolftaleína que deverá ficar com a cor vermelha através da leitura do texto “Soda fator limitante para a produção do sabão”
d)     Conhecer como se forma a chuva ácida (livro autolabor).
e)      Verificar a ação do detergente na água o que acontecem com as moléculas (livro química e aparência p. 25 e 26)
f)       Fazer sabão com algumas receitas caseiras que foram pesquisadas.
g)      Testar a produção da espuma do detergente misturando sal na água com detergente e noutro recipiente não colocar sal e observar o que acontece com a espuma.

5.4.8. Pesquisa de campo:
- Pesquisar receitas de sabão caseiro com a família em casa.
- Pesquisar receitas de sabonetes medicinais, sua utilidade e composição (ingredientes).
- Pesquisar o valor atual do sabão comprado e o valor do sabão produzido em casa, tabelar em gráficos para ver qual é mais barato.

5.4.9. Explicar o que é pH – Potencial Hidrogeniônico e a tabela de cores de pH (livro p. 22)

5.4.10. Trabalhar e discutir os textos:
- “Os rios sem vida” – livro Química e Sociedade p. 453
- “Chuva ácida” – p. 458
- “Biodegrabilidade do sabão” – p. 41 do anexo do projeto

5.4.11. Ler os textos em grupos e responder as perguntas:
- “Óleos e gorduras na fabricação de sabões” (do projeto sabões e detergentes)
- “A Química dos sabões e detergentes”

5.4.12. Perguntas avaliativas:
a) Quais os principais produtos químicos utilizados na fabricação do sabão comum?
b) Qual é a principal diferença entre óleos e gorduras?
c) O óleo de soja é muito utilizado em culinárias. Qual é a principal função de tal utilização?  Ele poderia ser substituído por uma gordura? E por água? Por que?
d) Os óleos vegetais são muito utilizados na fabricação da margarina. A margarina é obtida por uma reação de hidrogenação das insaturações existentes nos ácidos graxos formadores dos óleos. Diga por que a margarina é sólida e o óleo de soja é líquido na temperatura ambiente. Por que não se utilizam gorduras para produzir margarina?
e) Quem rancifica mais facilmente, os óleos ou as gorduras? Por que?
f) Procure nos rótulos das margarinas qual sua origem e verifique com que tipos de óleos elas são fabricadas.
g) A que função da Química Inorgânica pertence o hidróxido de sódio e o de potássio e quais propriedades características destas funções?
h) A que função da Química Inorgânica pertence os carbonatos de sódio e de potássio? Que propriedades físicas e químicas caracterizam estes compostos?
i) Na cadeia carbônica (parte polar da molécula de sabão) os elementos se ligam seguindo o modelo covalente de ligações. Quais as diferenças entre as ligações iônicas e covalentes?
j) O que é poluente?
l) O que significa dizer que um produto é biodegradável? Ele pode ser poluente?
m) Por que o sabão é considerado um produto biodegradável?
n) O óleo dissolve-se mais na água ou no álcool? Justifique.
o) Por que os óleos queimam com mais facilidade?

6.      AVALIAÇÃO:
  • Trabalho com apresentação oral e escrita.
  • Resolução das Atividades.
  • Prova escrita individual.
  • Exercícios em dupla.
  • Pesquisa de campo e relatórios.
  • Estudo de textos em grupos.
  • Relatório das experiências 
7.      CRONOLOGIA:
            De maio a setembro de 2012 (início)
            e de maio a julho de 2013 (finalizar)

8.      BIBLIOGRAFIA

MORTIMER, Eduardo Fleury. Assessoria Pedagógica. São Paulo: Scipione, 2002.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Coleção Explorando o Ensino de Química. V. 5 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006

PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano. Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto – 4. Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. Química e Sociedade. Volume Único, Ensino Médio/Wilson Luiz Pereira dos Santos e Gerson de Souza. São Paulo: Nova Geração, 2005.

USBERCO, João. Química e aparência. João Usberco, Edgard Salvador, Joseph Elias Benabon. São Paulo: saraiva, 2004 – (Coleção química do corpo humano).

INTERNET       

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