domingo, 12 de maio de 2013

Projeto "MODELO ATÔMICO"


Esse projeto foi aplicado em sala de aula e  apresentado na Feira Regional de Ciências e Tecnologia - 2012

SECRETARIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO
34ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
E.E.B. PADRE JOÃO KOMINEK
MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA - SC


EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

PROFª. CARMELI CAETANO
TURNO: MATUTINO
SÉRIE:
ENSINO FUNDAMENTAL


SANTA TEREZINHA
2012

1. TEMA:  “Evolução dos modelos do átomo”

2. OBJETIVO GERAL
      Aprofundar através de pesquisas de que matéria somos feitos e onde os átomos estão presentes, buscando informações que permitam  aos alunos aprender melhor a importância da presença deles para todos os seres.    

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

         Identificar os primeiros modelos do átomo.
         Conhecer um pouco da história de cada cientista que estudou e criou um modelo para o átomo.
         Compreender sobre o tamanho do átomo através do vídeo “O mundo macro e microcosmos”.
         Identificar os níveis de energia que fazem parte do átomo e para que servem.
Representar com materiais diferentes os modelos do átomo.

4. JUSTIFICATIVA

É difícil imaginar o mundo contemporâneo sem os materiais e serviços destinados a tornar nossa vida mais confortável, mais saudável. A química é o ramo da ciência que estuda os materiais, suas propriedades e transformações. Os conhecimentos proporcionados pela química contribuem para a melhoria do nosso padrão de vida e para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.
A idéia de que as substâncias são constituídas por uns poucos elementos é muito antiga. Aristóteles já falava da existência de 4 elementos: água, ar, terra e fogo. Os elementos aristotélicos não tinham o mesmo sentido de hoje.
A idéia de elemento foi alterada com o tempo. Lavoisier definia substância elementar como aquela que não podia ser decomposta por meio dos processos químicos conhecidos da época. Era considerado o “Pai da química moderna” fez uma série de experimentos e concluiu que “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
A única maneira para definir a matéria com os meios que existiam na época era através de modelos, por isso que os cientistas pesquisadores da época John Dalton (1808), Joseph Thonson (1897), Ernest Rutherford (1911) e Nils Bohr (1913) propuseram alguns modelos para explicar melhor suas descobertas quanto as partículas fundamentais do átomo e o que representavam para a comunidade científica da época.
Um dos grandes feitos proposto por Nils Bohr foi fornecer explicação para a variação de propriedades dos elementos químicos ao longo das colunas e períodos da tabela periódica.
Apesar de toda essa precisão, esse foi um trabalho baseado apenas no conhecimento empírico, disponível na época, sobre as propriedades das substâncias que não era possível explicar a razão das propriedades físicas e químicas dos elementos, e os primeiros modelos propostos para a estrutura também não preencheram essa lacuna.
Este Projeto visa recriar esses modelos pesquisados e estudados pelos alunos para uma melhor compreensão da evolução do átomo ao longo da história científica, para que entendam que não estamos sozinhos no Universo e que somos feitos de matéria. 
Outro ponto relevante é a explicação e o entendimento  da existência do átomo através de atividades práticas construídas pelos alunos a partir de materiais recicláveis e eletrônicos.

5. METODOLOGIA
5.1. Publico alvo: alunos da 8ª Série 1 e 2 do Ensino Fundamental

5.2. Recursos humanos, físicos e materiais:
         Humanos: Professora, alunos, direção, Assistente Técnico Pedagógico.
         Físicos e Materiais: sala de aula, laboratório de informática, sala de vídeo, revistas, livro didático, laboratório de Química, internet, materiais diversos.

5.3. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
         Serão estudados vários textos do livro didático que venham enriquecer os conhecimentos dos alunos.
         Será feita uma pesquisa da história e contribuição de cada cientista que criou um modelo para o átomo após suas descobertas: John Dalton, Joseph Thonson, Ernest Rutherford e Nils Bohr.
         Serão recriados com materiais diversificados os modelos atômicos estudados.
         Aprofundar o aprendizado através de exercícios avaliativos e trabalhos de discussão em grupos.

5.3.1. Conteúdos:
         O átomo.
         Modelo atômico.
         Regiões do átomo.
         As partículas do átomo e a mais nova partícula descoberta Bóson de Higgs.
         O átomo e o meio ambiente.
         Elemento químico.
         Cargas elétricas do átomo.
         Íons.


5.4. ESTRATÉGIAS:
5.4.1. Assistir ao vídeo “O mundo macro e microcosmos”, fazer uma discussão sobre que assistiram e um relatório descritivo sobre a relação com o tema átomo e matéria.

5.4.2. Estudar os textos sobre o átomo no livro didático – p. 58

5.4.3. Fazer algumas atividades propostas do livro didático.

5.4.4. Estudar a evolução dos modelos do átomo, bem como sobre o  cientista que os criou.

5.4.5. Trabalho em grupo de até 3 alunos: pesquisar um dos modelos do átomo proposto pelos cientistas estudados e recriá-lo com materiais diferentes e apresentar para os colegas da sala, podendo ser em cartolina, isopor, tampinha de garrafa, bolas de isopor, barbante, arame, tinta guache, aparelho eletrônico, etc.

5.4.6. Pesquisar na internet sobre a mais nova partícula do átomo batizada como “Partícula de Deus” o Bóson de Higgs.

6. AVALIAÇÃO:

         Apresentar os Trabalho de pesquisa com apresentação oral do grupo.
         Através dos Trabalhos prático apresentado.
         Resolução das Atividades.
         Rever os conhecimentos estudados através da Prova escrita individual.
         Aperfeiçoar os conhecimentos nos Exercícios em dupla.
         Estudo de textos em grupos.

7.      CRONOLOGIA:
12    aulas – mês de junho de 2012


8.      BIBLIOGRAFIA

FAVALLI, Leonel Delvai. Projeto radix: ciências, 9º ano/ Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, elisângela Andrade Ângelo. São Paulo: Scipione, 2009.

BARROS, Carlos. Ciências / Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino, 4ª Ed. – São Paulo: Àtica, 2009.

REVISTA QUANTA, ano 1 – 2012.

INTERNET

9.      ANEXOS


10.  CONCLUSÃO

Desde os primórdios da humanidade há uma busca para entender o Universo. Questões a respeito da existência humana, por um lado, deram origem a Filosofia e continuam sendo analisadas pelos filósofos. Por outro lado, questões a cerca da origem, do funcionamento e da organização do Universo passaram a ser objeto de estudo da ciência.

O estudo da constituição da matéria para a Ciência é como a atividade realizada pelos alunos em sala. Os cientistas observavam, estudavam, levantavam hipóteses para explicar, imaginavam e realizavam experimentos. Depois analisavam dados e verificavam se as hipóteses são plausíveis e estão de acordo com o esperado. Se estivessem eles passavam para a comunidade científica, sendo aceita essa hipótese se transformava em uma nova teoria.

Os alunos em sala percorreram o mesmo caminho dos cientistas para tentar explicar os modelos criados para o átomo e a explicação da matéria, que muitas vezes não pode ser vista a olho nu e precisa ser compreendida de outras formas. Algumas teorias não podem ser testadas experimentalmente, mas muitas vezes são aceitas pela sua consistência teórica.

Na tentativa de explicar o mundo que nos rodeia, os cientistas elaboraram modelos para o átomo. É nesse imaginário das teorias criadas pelos cientistas que os alunos se envolveram, questionaram e compreenderam os diferentes modelos do átomo que foram propostos ao longo da história, para explicar o mundo invisível da matéria.



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