Esse projeto foi aplicado em sala de aula e apresentado na Feira Regional de Ciências e Tecnologia - 2012
SECRETARIA
REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO
34ª
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
E.E.B.
PADRE JOÃO KOMINEK
MUNICÍPIO
DE SANTA TEREZINHA - SC
EVOLUÇÃO
DOS MODELOS ATÔMICOS
PROFª. CARMELI CAETANO
TURNO: MATUTINO
SÉRIE: 8ª
ENSINO FUNDAMENTAL
SANTA TEREZINHA
2012
1. TEMA: “Evolução dos modelos do átomo”
2.
OBJETIVO GERAL
Aprofundar
através de pesquisas de que matéria somos feitos e onde os átomos estão
presentes, buscando informações que permitam
aos alunos aprender melhor a importância da presença deles para todos os
seres.
3.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Identificar os primeiros modelos do átomo.
•
Conhecer um pouco da história de cada cientista que estudou
e criou um modelo para o átomo.
•
Compreender sobre o tamanho do átomo através do vídeo “O
mundo macro e microcosmos”.
•
Identificar os níveis de energia que fazem parte do átomo e
para que servem.
Representar
com materiais diferentes os modelos do átomo.
4.
JUSTIFICATIVA
É difícil imaginar o mundo contemporâneo sem os materiais e
serviços destinados a tornar nossa vida mais confortável, mais saudável. A
química é o ramo da ciência que estuda os materiais, suas propriedades e
transformações. Os conhecimentos proporcionados pela química contribuem para a
melhoria do nosso padrão de vida e para uma melhor compreensão do mundo em que
vivemos.
A idéia de que as substâncias são constituídas por uns
poucos elementos é muito antiga. Aristóteles já falava da existência de 4
elementos: água, ar, terra e fogo. Os elementos aristotélicos não tinham o
mesmo sentido de hoje.
A idéia de elemento foi alterada com o tempo. Lavoisier
definia substância elementar como aquela que não podia ser decomposta por meio
dos processos químicos conhecidos da época. Era considerado o “Pai da química
moderna” fez uma série de experimentos e concluiu que “Na natureza nada se
cria, nada se perde, tudo se transforma.”
A única maneira para definir a matéria com os meios que
existiam na época era através de modelos, por isso que os cientistas
pesquisadores da época John Dalton (1808),
Joseph Thonson (1897), Ernest Rutherford (1911) e Nils Bohr (1913) propuseram alguns
modelos para explicar melhor suas descobertas quanto as partículas fundamentais
do átomo e o que representavam para a comunidade científica da época.
Um dos grandes feitos proposto por Nils Bohr foi fornecer
explicação para a variação de propriedades dos elementos químicos ao longo das
colunas e períodos da tabela periódica.
Apesar de toda essa precisão, esse foi um trabalho baseado
apenas no conhecimento empírico, disponível na época, sobre as propriedades das
substâncias que não era possível explicar a razão das propriedades físicas e
químicas dos elementos, e os primeiros modelos propostos para a estrutura
também não preencheram essa lacuna.
Este Projeto visa recriar esses modelos pesquisados e
estudados pelos alunos para uma melhor compreensão da evolução do átomo ao
longo da história científica, para que entendam que não estamos sozinhos no
Universo e que somos feitos de matéria.
Outro ponto relevante é a explicação e o entendimento da existência do átomo através de atividades
práticas construídas pelos alunos a partir de materiais recicláveis e
eletrônicos.
5.
METODOLOGIA
5.1. Publico
alvo: alunos da 8ª Série 1 e 2 do Ensino Fundamental
5.2. Recursos
humanos, físicos e materiais:
•
Humanos:
Professora, alunos, direção, Assistente Técnico Pedagógico.
•
Físicos e
Materiais: sala de aula, laboratório de informática, sala de vídeo,
revistas, livro didático, laboratório de Química, internet, materiais diversos.
5.3. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
•
Serão estudados vários textos do livro didático que venham
enriquecer os conhecimentos dos alunos.
•
Será feita uma pesquisa da história e contribuição de cada
cientista que criou um modelo para o átomo após suas descobertas: John Dalton,
Joseph Thonson, Ernest Rutherford e Nils Bohr.
•
Serão recriados com materiais diversificados os modelos
atômicos estudados.
•
Aprofundar o aprendizado através de exercícios avaliativos e
trabalhos de discussão em grupos.
5.3.1. Conteúdos:
•
O átomo.
•
Modelo atômico.
•
Regiões do átomo.
•
As partículas do átomo e a mais nova partícula descoberta
Bóson de Higgs.
•
O átomo e o meio ambiente.
•
Elemento químico.
•
Cargas elétricas do átomo.
•
Íons.
5.4. ESTRATÉGIAS:
5.4.1. Assistir ao vídeo “O mundo macro e
microcosmos”, fazer uma discussão sobre que assistiram e um relatório
descritivo sobre a relação com o tema átomo e matéria.
5.4.2. Estudar os textos sobre o átomo no
livro didático – p. 58
5.4.3. Fazer algumas atividades propostas
do livro didático.
5.4.4. Estudar a evolução dos modelos do
átomo, bem como sobre o cientista que os
criou.
5.4.5. Trabalho em grupo de até 3 alunos:
pesquisar um dos modelos do átomo proposto pelos cientistas estudados e
recriá-lo com materiais diferentes e apresentar para os colegas da sala,
podendo ser em cartolina, isopor, tampinha de garrafa, bolas de isopor,
barbante, arame, tinta guache, aparelho eletrônico, etc.
5.4.6. Pesquisar na internet sobre a mais
nova partícula do átomo batizada como “Partícula de Deus” o Bóson de Higgs.
6.
AVALIAÇÃO:
•
Apresentar os Trabalho de pesquisa com apresentação oral do
grupo.
•
Através dos Trabalhos prático apresentado.
•
Resolução das Atividades.
•
Rever os conhecimentos estudados através da Prova escrita
individual.
•
Aperfeiçoar os conhecimentos nos Exercícios em dupla.
•
Estudo de textos em grupos.
7.
CRONOLOGIA:
12
aulas – mês de junho de 2012
8.
BIBLIOGRAFIA
FAVALLI, Leonel
Delvai. Projeto radix: ciências, 9º
ano/ Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, elisângela
Andrade Ângelo. São Paulo: Scipione, 2009.
BARROS, Carlos. Ciências / Carlos Barros, Wilson
Roberto Paulino, 4ª Ed. – São Paulo: Àtica, 2009.
REVISTA
QUANTA, ano 1 – 2012.
INTERNET
9.
ANEXOS
10. CONCLUSÃO
Desde os primórdios da humanidade há
uma busca para entender o Universo. Questões a respeito da existência humana,
por um lado, deram origem a Filosofia e continuam sendo analisadas pelos
filósofos. Por outro lado, questões a cerca da origem, do funcionamento e da
organização do Universo passaram a ser objeto de estudo da ciência.
O estudo da constituição da matéria
para a Ciência é como a atividade realizada pelos alunos em sala. Os cientistas
observavam, estudavam, levantavam hipóteses para explicar, imaginavam e
realizavam experimentos. Depois analisavam dados e verificavam se as hipóteses
são plausíveis e estão de acordo com o esperado. Se estivessem eles passavam
para a comunidade científica, sendo aceita essa hipótese se transformava em uma
nova teoria.
Os alunos em sala percorreram o
mesmo caminho dos cientistas para tentar explicar os modelos criados para o
átomo e a explicação da matéria, que muitas vezes não pode ser vista a olho nu
e precisa ser compreendida de outras formas. Algumas teorias não podem ser
testadas experimentalmente, mas muitas vezes são aceitas pela sua consistência
teórica.
Na tentativa de explicar o mundo que
nos rodeia, os cientistas elaboraram modelos para o átomo. É nesse imaginário
das teorias criadas pelos cientistas que os alunos se envolveram, questionaram
e compreenderam os diferentes modelos do átomo que foram propostos ao longo da
história, para explicar o mundo invisível da matéria.
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