domingo, 26 de maio de 2013

Projeto "Tabela Periódica dos Elementos Químicos"

SECRETARIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO
34ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
E.E.B. PADRE JOÃO KOMINEK
MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA - SC
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS



PROFª. CARMELI CAETANO
TURNO: MATUTINO
ANO:
ENSINO MÉDIO
SANTA TEREZINHA
2012

1. TEMA:  “Conhecer a Tabela Periódica dos elementos numa versão diferenciada interativa”

2. OBJETIVO GERAL
      Aprofundar através de pesquisa, o conhecimento dos elementos químicos buscando informações que permitem aos alunos aprender melhor a importância destes na natureza e para o ser humano, desenvolvendo maior intimidade com a tabela periódica.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

         Conhecer o histórico da tabela periódica.
         Classificar os elementos químicos dentro da tabela periódica atual.
         Buscar informações sobre a aplicação dos elementos químicos no dia-a-dia.
         Construir em formato de cubos e acrescentar as informações de cada elemento químico pesquisado para facilitar o manuseio pelos alunos.
         Organizar cada elemento químico pesquisado numa tabela periódica interativa no modelo atual.
         Trabalhar com a tabela periódica interativa na sala de informática no programa Linux Educacional.
         Fazer algumas atividades de fixação do livro didático sobre o tema elaborado.
         Brincar de compras no mercado com os elementos químicos e suas substâncias correspondentes.
                   
4. JUSTIFICATIVA

Tudo no mundo tem um quê de Química. A começar por nós mesmos: nosso corpo, nossas emoções, desejos e tudo o que está ao seu redor resultou da combinação de vários elementos químicos. Se existe alguém que sabe combinar esses elementos para melhorar a sua vida, é o químico.
O trabalho do químico influencia diretamente o nosso bem estar: a água tratada que sai das torneiras, os medicamentos que previnem e curam doenças, o desenvolvimento de materiais revolucionários e as soluções para a proteção do meio ambiente são apenas alguns frutos de sua atuação. Afinal, a Química dá origem à vida, e o químico ou cientista ajuda a torná-la melhor.
Depois do conhecimento dos vários elementos químicos que se tinha no século XVIII, foi possível organizar a primeira tabela periódica dos elementos através das massas atômicas, pelo químico cientista Dmitri Ivanovitch Mendeleev.
Os químicos sempre se preocuparam em classificar os elementos. Desde o século XIX muitas tentativas foram feitas para organizar os elementos químicos num quadro ou numa tabela, mas sem sucesso. Apenas quando se observaram certas semelhanças entre as propriedades químicas de alguns elementos foi possível agrupá-los.
A proposta de Mendeleev de um quadro contendo os elementos químicos que evidenciasse a periodicidade de suas propriedades - a tabela periódica - foi uma das grandes contribuições para a sistematização dos conhecimentos da época sobre as propriedades físicas e químicas das substâncias formadas pelos elementos químicos.
Este Projeto visa associar o conhecimento químico referente aos elementos químicos e suas propriedades ao seu uso e aplicações no dia-a-dia. Ao construir os cubos com informações sobre cada elemento o aluno vai relacionando sua aplicação na prática, o mesmo acontecerá com a brincadeira do mercadinho que fará a relação do símbolo do elemento com a substância referente a ele.
Com uma Tabela Periódica interativa, com cubos que trazem mais informações do que o habitual dos livros de química, provocará mais que a curiosodade dos alunos e os demais que terão acesso. Será uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre os elementos químicos presentes na natureza e em tudo o que nos rodeia, bem como sua utilização prática.


5. METODOLOGIA
5.1. Publico alvo: alunos do 1º Ano do Ensino Médio.

5.2. Recursos humanos, físicos e materiais:
         Humanos: Professora, alunos, direção, Assistente Técnico Pedagógico.
         Físicos e Materiais: sala de aula, laboratório de informática, sala de vídeo, revistas, livro didático, laboratório de Química, internet, materiais diversos de reciclagem.

5.3. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
         Serão estudados vários textos do livro didático que venham enriquecer os conhecimentos dos alunos.
         Será feita uma pesquisa da história da tabela periódica e a contribuição de cada cientista que a criou para o melhor entendimento dos elementos químicos.
         Será recriada com materiais diversificados reciclado a tabela periódica dos elementos na versão atual.
         Aprofundar o aprendizado através de exercícios avaliativos e trabalhos de discussão em grupos.

5.3.1. Conteúdos:
         O átomo.
         Regiões do átomo.
         As partículas do átomo e a mais nova partícula descoberta Bóson de Higgs
         Cargas elétricas do átomo.
         Íons.
         Níveis de energia.
         Elemento químico e suas aplicações.
         Histórico da Tabela Periódica.
         Classificação da Tabela Periódica.
         Família e período da tabela periódica.
         Características da tabela antiga e da atual.

5.4. ESTRATÉGIAS:
5.4.1. Assistir ao vídeo “O mundo macro e microcosmos”, fazer uma discussão sobre o que assistiram e fazer um Relatório relacionando o átomo e a matéria com os elementos químicos

5.4.2. Estudar os textos sobre o histórico da Tabela Periódica no livro didático p.

5.4.3. Fazer algumas atividades propostas do livro didático.

5.4.4. Estudar a organização da tabela periódica: grupo, família, período, características.

5.4.5. Trabalhar na tabela periódica interativa na sala de informática conhecendo cada elemento e suas características, bem como seu uso no dia-a-dia.

5.4.6. Depois de conhecer os símbolos dos elementos químicos os alunos formarão palavras e frases utilizando apenas os símbolos.

5.4.7. Para fixar melhor os símbolos dos elementos químicos com o nome e sua utilização os alunos deverão reescrever as "Cartas de amor dos elementos químicos" como atividade de fixação.

5.4.8. Explicar as propriedades periódicas dos elementos.

5.4.9. Organizar grupos para uma pesquisa de 4 elementos químicos por grupo, onde deverão buscar todas as informações referentes aos elementos como: símbolo, nome, nº atômico, nº de massa, níveis de energia, utilização e uma figura do elemento, selecionando as informações consideradas relevantes e interessantes que deverão ser colocadas em cubos feitos de caixa de leite para um melhor manuseio pelos colegas.

5.4.10. Montar a Tabela  Periódica com os elementos nos cubos organizados pelos alunos, conforme a tabela atual, cores, famílias, períodos e desenvolver a participação de todos os alunos para que desperte a curiosidade e o interesse pela química.

5.4.11. Jogo do mercado: organizar diversos tamanhos de caixas, em cada uma colocar o símbolo, o nº atômico e o nº de massa de cada elemento químico da tabela periódica, inicia o jogo com um grupo de alunos que terá uma lista de compras de 7 produtos que serão os nomes dos elementos e que deverão ser comprados no mercadinho e o grupo deve fazer a escolha do produto conforme  a característica do elemento desenhado nas caixas em apenas 1 minuto, ganha o jogo quem conseguir comprar mais produtos.

6. AVALIAÇÃO:

         Apresentar os Trabalhos de pesquisa com apresentação oral do grupo.
         Resolução das Atividades.
         Rever os conhecimentos estudados através da Prova escrita individual.
         Aperfeiçoar os conhecimentos nos Exercícios em dupla.
         Estudo de textos em grupo
         Através da criatividade do grupo na organização da tabela interativa.
  
7.      CRONOLOGIA:
14    aulas – mês de julho e agosto de 2012

8.      BIBLIOGRAFIA

MORTIMER, Eduardo Fleury. Coleção Explorando o Ensino de Química. V. 5 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006

PERUZZO, Francisco Miraguaia. Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miraguaia Peruzzo, Eduardo Leite e Canto. 4 ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume 1 – Ensino Médio.

FELTRE, Ricardo. Química/ Ricardo Feltre.- 6 ed. – São Paulo: Moderna, 2004

REVISTA QUANTA, ano 1 – 2012.

INTERNET

 ANEXOS


9.4. TRABALHO EM DUPLA: “Cartas dos Elementos Químicos”

Atividade 1: Reescrever a carta trocando o nome dos elementos sublinhados por outra palavra parecida que combine.
CARTA DE AMOR DE UM QUÍMICO

Santa Terezinha zinco  de agosto de 2007.
Querida Valência
            Sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por ti. Ao deitar-me, quando descálcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, reflito e vejo que sinto sódio. Então, desesperadamente, chouro. Sem ti, Valência, minha vida é um inferro. Ao pensar que tudo começou com um arsênio de mão, cloro de vergonha.
            Sabismuto que te amo, embora não o digas, sei que gostas de um tal de Jorge Hélio. Deantimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum érbio e que trabário para viver. Oxigênio cruel tu tens Valência. Não permetais que eu cometa algo erradio, por que me fazes sofrer tanto assim, sabendo que tu és a luz que me alumínio.
            Meu caso é césio, mas não ácido razão para um escândio social. Eu soube que Germânio contou que te embromo com seu namouro. Não acredite niquele disser, pois sabes que nunca agi de modo estanho com você. Aliás, se não tiveres arranjado outro argôniomento, procure um advogado e me metais na cadeia, saibas que não me sais do pensamento. Abrácidos comovidos deste que muito te ama.
                                                                              Químico desconhecido.


Atividade 2: Reescrever a carta trocando o símbolo dos elementos em negrito pelo nome dele, juntar os símbolos e formar uma palavra e o que está entre parênteses também forma palavra.

CARTA ENIGMÁTICA

Querida V (-ádio + ia)

            Estou lhe escrevendo para relatar um acontecimento his + Th (-o + co) acontecido no planeta Np. Gd um In muito Ce, Pm (- cio + teu) à Pt uma viagem à Cf. No entanto,  a moça prefere ir a Eu o que necessitaria muito Au e Ag.
C (-bromo + los) um At (-ato + uto) amigo de Pt e irmão de Se morador de U (aquele lugar poluído com pouco O) estava no hospital, sofrera uma acidente em seu carro de Al ficando preso entre as (-o + agens). Era um pé de Pb incorrigível e necessitava de F, Cl, I, Hg como medicamentos. No acidente morreu Sm, Se ao ouvir a notícia no Ra desesperou-se usando um P e colocou fogo no Hólmio + Enxofre + Polônio (-o) + Iodo + Lantálio + Laurêncio (-r) foi um Sc.Tudo isso parece Sn?
            Cr podes imaginar Pt está com Na (-s) de mim, mas Sistênio + Fósforo + Érbio + Oxigênio  que tudo esteja Berílio + Manganês agora.
                                                                                          Abraços
                                                                                                            Tm


Atividade 3: Escreva palavras ou Frases com os símbolos dos Elementos Químicos sem mudar nenhuma letra do símbolo do elemento. Por exemplo:

Li (lítio) + Ga (gálio) = LiGa
Se (Selênio)  + Co (Cobalto) = SeCo

OS ALUNOS FAZENDO OS TRABALHOS DE PESQUISA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E FABRICANDO AS CAIXAS COM AS INFORMAÇÕES DE CADA ELEMENTO:












Um comentário:

  1. ótimo projeto!!!!1Quero fazer tb, mas não entendi as caixinhas de leite como fazer ?

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