SECRETARIA
REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO
34ª
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
E.E.B.
PADRE JOÃO KOMINEK
MUNICÍPIO
DE SANTA TEREZINHA - SC
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
PROFª. CARMELI CAETANO
TURNO: MATUTINO
ANO: 1º
ENSINO MÉDIO
SANTA TEREZINHA
2012
1. TEMA: “Conhecer a Tabela Periódica dos elementos
numa versão diferenciada interativa”
2.
OBJETIVO GERAL
Aprofundar
através de pesquisa, o conhecimento dos elementos químicos buscando informações
que permitem aos alunos aprender melhor a importância destes na natureza e para
o ser humano, desenvolvendo maior intimidade com a tabela periódica.
3.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Conhecer o histórico da tabela periódica.
•
Classificar os elementos químicos dentro da tabela periódica
atual.
•
Buscar informações sobre a aplicação dos elementos químicos
no dia-a-dia.
•
Construir em formato de cubos e acrescentar as informações
de cada elemento químico pesquisado para facilitar o manuseio pelos alunos.
•
Organizar cada elemento químico pesquisado numa tabela
periódica interativa no modelo atual.
•
Trabalhar com a tabela periódica interativa na sala de
informática no programa Linux Educacional.
•
Fazer algumas atividades de fixação do livro didático sobre
o tema elaborado.
•
Brincar de compras no mercado com os elementos químicos e
suas substâncias correspondentes.
4.
JUSTIFICATIVA
Tudo no mundo tem um quê de Química. A começar por nós
mesmos: nosso corpo, nossas emoções, desejos e tudo o que está ao seu redor
resultou da combinação de vários elementos químicos. Se existe alguém que sabe
combinar esses elementos para melhorar a sua vida, é o químico.
O trabalho do químico influencia diretamente o nosso bem
estar: a água tratada que sai das torneiras, os medicamentos que previnem e
curam doenças, o desenvolvimento de materiais revolucionários e as soluções
para a proteção do meio ambiente são apenas alguns frutos de sua atuação.
Afinal, a Química dá origem à vida, e o químico ou cientista ajuda a torná-la
melhor.
Depois do conhecimento dos vários elementos químicos que se
tinha no século XVIII, foi possível organizar a primeira tabela periódica dos
elementos através das massas atômicas, pelo químico cientista Dmitri Ivanovitch Mendeleev.
Os químicos sempre se preocuparam em classificar os
elementos. Desde o século XIX muitas tentativas foram feitas para organizar os
elementos químicos num quadro ou numa tabela, mas sem sucesso. Apenas quando se
observaram certas semelhanças entre as propriedades químicas de alguns
elementos foi possível agrupá-los.
A proposta de Mendeleev de um quadro contendo os elementos
químicos que evidenciasse a periodicidade de suas propriedades - a tabela
periódica - foi uma das grandes contribuições para a sistematização dos
conhecimentos da época sobre as propriedades físicas e químicas das substâncias
formadas pelos elementos químicos.
Este Projeto visa associar o conhecimento químico referente
aos elementos químicos e suas propriedades ao seu uso e aplicações no
dia-a-dia. Ao construir os cubos com informações sobre cada elemento o aluno
vai relacionando sua aplicação na prática, o mesmo acontecerá com a brincadeira
do mercadinho que fará a relação do símbolo do elemento com a substância
referente a ele.
Com uma Tabela Periódica interativa, com cubos que trazem
mais informações do que o habitual dos livros de química, provocará mais que a
curiosodade dos alunos e os demais que terão acesso. Será uma ótima
oportunidade de conhecer mais sobre os elementos químicos presentes na natureza
e em tudo o que nos rodeia, bem como sua utilização prática.
5.
METODOLOGIA
5.1. Publico
alvo: alunos do 1º Ano do Ensino Médio.
5.2. Recursos
humanos, físicos e materiais:
•
Humanos:
Professora, alunos, direção, Assistente Técnico Pedagógico.
•
Físicos e
Materiais: sala de aula, laboratório de informática, sala de vídeo,
revistas, livro didático, laboratório de Química, internet, materiais diversos
de reciclagem.
5.3. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
•
Serão estudados vários textos do livro didático que venham
enriquecer os conhecimentos dos alunos.
•
Será feita uma pesquisa da história da tabela periódica e a
contribuição de cada cientista que a criou para o melhor entendimento dos
elementos químicos.
•
Será recriada com materiais diversificados reciclado a
tabela periódica dos elementos na versão atual.
•
Aprofundar o aprendizado através de exercícios avaliativos e
trabalhos de discussão em grupos.
5.3.1. Conteúdos:
•
O átomo.
•
Regiões do átomo.
•
As partículas do átomo e a mais nova partícula descoberta
Bóson de Higgs
•
Cargas elétricas do átomo.
•
Íons.
•
Níveis de energia.
•
Elemento químico e suas aplicações.
•
Histórico da Tabela Periódica.
•
Classificação da Tabela Periódica.
•
Família e período da tabela periódica.
•
Características da tabela antiga e da atual.
5.4.
ESTRATÉGIAS:
5.4.1. Assistir ao vídeo “O mundo macro e
microcosmos”, fazer uma discussão sobre o que assistiram e fazer um Relatório
relacionando o átomo e a matéria com os elementos químicos
5.4.2. Estudar os textos sobre o histórico
da Tabela Periódica no livro didático p.
5.4.3. Fazer algumas atividades propostas
do livro didático.
5.4.4. Estudar a organização da tabela
periódica: grupo, família, período, características.
5.4.5. Trabalhar na tabela periódica interativa
na sala de informática conhecendo cada elemento e suas características, bem
como seu uso no dia-a-dia.
5.4.6. Depois de conhecer os símbolos dos
elementos químicos os alunos formarão palavras e frases utilizando apenas os
símbolos.
5.4.7. Para fixar melhor os símbolos dos
elementos químicos com o nome e sua utilização os alunos deverão reescrever as
"Cartas de amor dos elementos químicos" como atividade de fixação.
5.4.8. Explicar as propriedades periódicas
dos elementos.
5.4.9. Organizar grupos para uma pesquisa
de 4 elementos químicos por grupo, onde deverão buscar todas as informações
referentes aos elementos como: símbolo, nome, nº atômico, nº de massa, níveis
de energia, utilização e uma figura do elemento, selecionando as informações
consideradas relevantes e interessantes que deverão ser colocadas em cubos
feitos de caixa de leite para um melhor manuseio pelos colegas.
5.4.10. Montar a Tabela Periódica com os elementos nos cubos
organizados pelos alunos, conforme a tabela atual, cores, famílias, períodos e
desenvolver a participação de todos os alunos para que desperte a curiosidade e
o interesse pela química.
5.4.11. Jogo do mercado: organizar diversos tamanhos de
caixas, em cada uma colocar o símbolo, o nº atômico e o nº de massa de cada
elemento químico da tabela periódica, inicia o jogo com um grupo de alunos que
terá uma lista de compras de 7 produtos que serão os nomes dos elementos e que
deverão ser comprados no mercadinho e o grupo deve fazer a escolha do produto
conforme a característica do elemento
desenhado nas caixas em apenas 1 minuto, ganha o jogo quem conseguir comprar
mais produtos.
6.
AVALIAÇÃO:
•
Apresentar os Trabalhos de pesquisa com apresentação oral do
grupo.
•
Resolução das Atividades.
•
Rever os conhecimentos estudados através da Prova escrita
individual.
•
Aperfeiçoar os conhecimentos nos Exercícios em dupla.
•
Estudo de textos em grupo
•
Através da criatividade do grupo na organização da tabela
interativa.
7.
CRONOLOGIA:
14
aulas – mês de julho e agosto de 2012
8.
BIBLIOGRAFIA
MORTIMER, Eduardo
Fleury. Coleção Explorando o Ensino
de Química. V. 5 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2006
PERUZZO, Francisco
Miraguaia. Química na abordagem do
cotidiano/ Francisco Miraguaia Peruzzo, Eduardo Leite e Canto. 4 ed. –
São Paulo: Moderna, 2006. Volume 1 – Ensino Médio.
FELTRE, Ricardo. Química/ Ricardo Feltre.- 6 ed.
– São Paulo: Moderna, 2004
REVISTA
QUANTA, ano 1 – 2012.
INTERNET
ANEXOS
9.4. TRABALHO EM DUPLA: “Cartas dos Elementos Químicos”
Atividade
1: Reescrever a carta trocando o nome
dos elementos sublinhados por outra palavra parecida que combine.
CARTA DE AMOR DE UM QUÍMICO
Santa Terezinha zinco de agosto de 2007.
Querida Valência
Sinto
que estrôncio perdidamente apaixonado por ti. Ao deitar-me, quando descálcio
meus sapatos e mercúrio no silício da noite, reflito e vejo que
sinto sódio. Então, desesperadamente, chouro. Sem ti, Valência,
minha vida é um inferro. Ao pensar que tudo começou com um arsênio
de mão, cloro de vergonha.
Sabismuto
que te amo, embora não o digas, sei que gostas de um tal de Jorge Hélio.
Deantimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum érbio e que
trabário para viver. Oxigênio cruel tu tens Valência. Não
permetais que eu cometa algo erradio, por que me fazes sofrer tanto
assim, sabendo que tu és a luz que me alumínio.
Meu
caso é césio, mas não ácido razão para um escândio social.
Eu soube que Germânio contou que te embromo com seu namouro.
Não acredite niquele disser, pois sabes que nunca agi de modo estanho
com você. Aliás, se não tiveres arranjado outro argôniomento,
procure um advogado e me metais na cadeia, saibas que não me sais
do pensamento. Abrácidos comovidos deste que muito te ama.
Químico
desconhecido.
Atividade
2: Reescrever a carta trocando o
símbolo dos elementos em negrito pelo nome dele, juntar os símbolos e formar
uma palavra e o que está entre parênteses também forma palavra.
CARTA ENIGMÁTICA
Querida V (-ádio + ia)
Estou
lhe escrevendo para relatar um acontecimento his + Th (-o + co) acontecido no planeta Np. Gd um In muito Ce, Pm (- cio + teu) à Pt uma viagem à Cf. No entanto, a moça
prefere ir a Eu o que necessitaria
muito Au e Ag.
C (-bromo + los) um At
(-ato + uto) amigo de Pt e irmão de Se morador de U (aquele lugar poluído com pouco O) estava no hospital, sofrera uma acidente em seu carro de Al ficando preso entre as Fé (-o + agens). Era um pé de Pb incorrigível e necessitava de F, Cl, I, Hg como medicamentos. No
acidente morreu Sm, Se ao ouvir a notícia no Ra desesperou-se usando um P e colocou fogo no Hólmio + Enxofre + Polônio (-o) + Iodo + Lantálio + Laurêncio (-r) foi
um Sc.Tudo isso parece Sn?
Cr podes imaginar Pt está com Na (-s) de
mim, mas Sistênio + Fósforo + Érbio +
Oxigênio que tudo esteja Berílio + Manganês agora.
Abraços
Tm
Atividade 3: Escreva palavras ou Frases com os símbolos dos Elementos
Químicos sem mudar nenhuma letra do símbolo do elemento. Por exemplo:
Li (lítio) + Ga (gálio) = LiGa
Se (Selênio) + Co (Cobalto) = SeCo
OS ALUNOS FAZENDO OS TRABALHOS DE PESQUISA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E FABRICANDO AS CAIXAS COM AS INFORMAÇÕES DE CADA ELEMENTO:
ótimo projeto!!!!1Quero fazer tb, mas não entendi as caixinhas de leite como fazer ?
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