terça-feira, 4 de junho de 2013

PROVA DE FÍSICA – 3º ANO

1)Aproximou-se um corpo de um eletroscópio de folhas e observou-se que as folhas se abriram. Com isso podemos concluir que:
a)O corpo está eletrizado?
b)O corpo tem carga negativa?

2)Complete as frases com as palavras do quadro:
ELETRIZAÇÃO – POR ATRITO – POR CONTATO – CONDUTORES – ISOLANTES – POR INDUÇÃO – ELETROSCÓPIO

a)Quando eletrizamos dois corpos distintos eletricamente neutros e que possuam uma facilidade de ganhar ou perder elétrons, eles são eletrizados
......................................................................
b)A................................................ocorre quando um corpo ganha ou perde elétrons.
c)A eletrização..................................................realiza-se quando dois corpos se tocam, desde que pelos menos um deles esteja eletrizado.
d)São chamados de.............................................................os dispositivos que verificam se um corpo ou material está ou não eletrizado.
e)O processo de eletrização......................................................efetua-se quando um corpo previamente eletrizado é colocado próximo inicialmente neutro e promove uma movimentação dos elétrons pela superfície do material.
f)Os materiais considerados ............................................são classificados na maioria das vezes como metais, onde os elétrons estejam mais afastados  do núcleo e que possuem grande facilidade de se movimentar.
 g)Os materiais considerados..............................................possuem elétrons fortemente ligados ao núcleo e por isso não encontram facilidade de movimentação.

3)Temos duas esferas metálicas eletrizadas com cargas Q1=8µC e Q2= -4µC atraindo-se mutuamente com força de intensidade no vácuo. Elas são colocadas em contato e depois separadas a uma distância de 30 cm. Qual é a força de interação que existe entre as cargas após o contato?

4)Uma carga puntual positiva Q1=0,23µC é colocada a uma distância de 3 cm de outra carga puntual negativa Q2= -0,60µC. Supondo que as cargas estejam no ar, calcule o valor da força que uma exerce sobre a outra.

5)Sabe-se que o corpo humano é capaz de conduzir cargas elétricas. Explique, então, por que uma pessoa, segurando uma barra metálica em suas mãos, não consegue eletrizá-la por atrito.


6)Explique o que você entende sobre a Lei de Coulomb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário