terça-feira, 25 de junho de 2013

PROBLEMAS DE SUSTENTABILIDADE QUE O MUNICÍPIO ENFRENTA

1. COLETA DO LIXO:
Problema: Na minha cidade, bem como no município a coleta do lixo é feita por apenas um caminhão e 2 funcionários, sendo que os serviços são tercerizados e pagos a través de licitação pela Prefeitura Municipal. A coleta é feita 3 vezes por semana na cidade e a cada 15 dias na área rural, mas o lixo não é reciclado, é colocado tudo junto no caminhão, depois é levado para um barracão do responsável que separa alguma coisa para reciclagem que ele mesmo vende.
Alternativa: Deveria existir um Projeto de Lei Municipal para a coleta de lixo na cidade como nas demais áreas do município, com empresa corretamente especializada nesse tipo de coleta seletiva para se aproveitar o lixo que pode ser reciclado e não apenas deixá-lo num barracão até que se pense o que fazer com ele, porque esse tipo de lixo é pouco aproveitado como as latinhas apenas um senhor recolhe e recicla ganhando muito pouco por isso, o papel é muito difícil encontrar alguém que os compre.
Sugestões não faltam e até já teve algumas iniciativas mas o poder público não as acatou, como por exemplo colocar lixeiras normais e de lixo reciclável nas principais vias públicas, caminhão para coleta seletiva de lixo, entre outras.

2. RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES:
Problema: Como o meu Município é banhado por muitas nascentes e os limites são por 3 principais rios devemos ter sempre em primeiro lugar a preservação das nascentes e dos rios secundários que banham os maiores que são: Rio Itajaí do Norte, Rio Iraputã e Rio Barra da Prata, é aí que os problemas aparecem como desmatamentos nos leitos dos rios provocando o assoreamento, plantio de eucaliptos e pinheiro americano em volta de nascentes fazendo com que sequem.
Alternativa: Praticar mais a Educação Ambiental que saiam dos muros das escolas com Projetos bem elaborados de plantio de árvores nativas nas áreas desmatadas e em volta de nascentes para sua recuperação, bem como tentar substituír as árvores de eucalipto por árvores nativas.
Através do Conselho Municipal do Meio Ambiente apoiar e colocar em prática ações nesta área.

3. CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA:
Problema: Pela falta de água que está acontecendo muito em nosso município a escola também sofre essa falta e necessidade diária porque a água é essencial ainda mais num grupo maior como a Escola.
Alternativa: Para superar essa falta de água em cada Escola deveria ter uma cisterna para que fosse coletada água da chuva para uso nos banheiros, lavação de calçadas, etc., mas para isso tem que ter o apoio financeiro da Administração, pois é um custo caro de colocar em prática um Projeto como esse.

4. PASSEIO ECOLÓGICO:
Problema: O nosso Município é rico em lugares ecológicos como cacheiras, trilhas, rios com lage de pedras, Parque Mata Nativa e pontos turísticos como o Morro do Taió onde tem uma Via-Sacra, mas o que está faltando é facilitar a chegada até esses pontos ecológicos e que todos tenham acesso.
Alternativa: criar através da Câmara de Vereadores uma Lei que institui o cuidado com o acesso a esses pontos, colocar placas indicando o acesso a esses lugares, abrir caminhos, informar nos meios de comunicação e muito mais que uma Administração Municipal pode fazer para informar tanto a população como o turista.

5. ESGOTO:
Problema: O esgoto é um problema na maioria dos municípios brasileiros o que não é diferente em meu município. Mas esgoto a céu aberto sempre é um grande problema, além de transmitir várias doenças o cheiro é muito ruim em dias quentes.

Alternativa: A Administração deve realizar um Projeto de Lei que possa acabar com esse tipo de situação fazendo com que pelo menos na sede do município tenha rede de esgoto ou pelo menos um tratamento primário para o esgoto produzido na cidade, que tenha mais incentivo a população de um modo geral a construir fossas naturais com plantas para que o esgoto doméstico caia no curso de água mais limpo e que não polua as águas dos rios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário