terça-feira, 4 de junho de 2013

Projeto "Meio Ambiente"

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA
 
            Santa Terezinha terra de ¨Trabalho e Encantos¨situada entre os limites naturais do Planalto Norte Catarinense e do Vale do Itajaí. O progresso trouxe grandes transformações a essa região, modificando hábitos, interferindo nas tradições.
            Enquanto distrito era um dos 04 pertencentes ao município de Itaiópolis, e emancipada em 26 de setembro de 1991, pela lei 8.349. Assim Santa Terezinha passou a contar com 32 comunidades localizadas ao sul do município de Itaiópolis com uma extensão territorial de 718.81 km².
            Quanto à colonização a comunidade de Santa Terezinha recebeu seus primeiros moradores da década de 1930 a 1940, procedentes de Paraguaçu, e recebendo o maior numero de pessoas entre os anos de 1940 e 1980. A cidade se destaca culturalmente atráves das famílias de descendência ucraniana e polonesa, principalmente na alimentação, nos ritos religiosos e no idioma.
                       A atividade econômica no Município é a agricultura principalmente o cultivo do fumo e a produção de mel, no que se refere ao turismo as belezas naturais estão presentes em todo território, é de muita beleza o Morro do Taió, principal atração turística do Município; existem cachoeiras de beleza nostálgica; pequenas grutas situadas ao longo do Rio Itajaí bem como lindos vales com rios de águas límpidas e vegetação nativa. Destaca-se também a arquitetura típica ucraniana e o artesanato, na sede o Parque Mata Nativa desperta a atenção pela sua vegetação.
            Santa Terezinha é rica pelas belezas naturais e a cultura de seu povo.

OBJETIVO GERAL: criar dentro do âmbito da Escola um espaço de cultura ambiental que integrando o lazer tenha como objetivo a mudança e transformação da qualidade de vida na Escola e a aquisição de conhecimentos sobre o Meio Ambiente e a formação de atitudes de proteção desse meio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Valorizar as ações coletivas que repercutam na melhoria das condições de vida na escola e na localidade.
  • Conhecer áreas ambientais que não são preservadas.
  • Compreender a importância da reciclagem para a preservação ambiental.
  • Aprofundar o conhecimento sobre o meio ambiente e problemas socioambientais.
  • Implantar a Horta Escolar.
  • Criar condições para que o aluno reflita sobre a sua condição de intervir nos encaminhamentos dados à produção e destino do lixo produzido por ele no espaço escolar.
  • Embelezar o Parque Mata Nativa.
  • Plantar mudas de árvores nativas para que o aluno se conscientize da importância de preservação da espécie. 
AÇÕES:
  1. Implantação da Horta Escolar nas comunidades.
  2. Embelezamento do Parque Mata Nativa.
  3. Conseguir colaboradores para implantar lixeiras públicas na sede do município e lixeiras de recicláveis nas Unidades Escolares.
  4. Visita à APREMAVI.
  5. Plantio de mudas nativas em volta das nascentes e  ao redor da Escola.
  6. Mobilização espontânea nas escolas e comunidade.
  7. Reciclagem do papel nas Escolas para que com a venda possa trazer novos materiais didáticos para os alunos.
  8. Palestras para os alunos sobre: “Alimentação” com a nutricionista, “Proteção do solo” com técnico de Empresa fumageira e “Proteção ambiental” com técnicos da Polícia Ambiental.
  9. Passeios em vários locais do município.
  10. Mutirão de limpeza de uma área na comunidade local.
CRONOLOGIA: de junho a novembro de 2005.
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário