terça-feira, 4 de março de 2014

ados da Aula
O QUE SÃO SOLUÇÕES?
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender como ocorre a solubilização de substâncias iônicas e moleculares;
  • Aprender a reconhecer sistemas homogêneos e heterogêneos;
  • Aprender o conceito de concentração;
  • Aprender o conceito de diluição a nível macroscópico e atômico.
Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sugere-se que os alunos já tenham estudado os conceitos de sistemas homogêneos e heterogêneos, densidade, modelos de partículas, formação das moléculas e dos íons e interações intermoleculares.
Estratégias e recursos da aula
Esta aula é baseada na monografia intitulada “CONSTRUINDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA A DISCUSSÃO DO CONCEITO DE SOLUÇÃO” desenvolvida por Fernando Henrique Silva de Figueiredo, sob a orientação de Katia Pedroso Silveira, apresentada ao curso de Química do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção de título de licenciado em Química.

Estrutura da aula

            Para esta aula foram selecionados um experimento e uma simulação para ser trabalhado o conceito de soluções. Caso o experimento não possa ser realizado pode-se utilizar o vídeo do Portal pontociência que reproduz o mesmo experimento. A simulação pode ser trabalhada em um laboratório de informática ou pode-se exibi-la com um projetor multimídia para toda a turma acompanhar a exibição.
            Professor, a seguir você encontrará uma breve descrição das atividades além de links para roteiros que você pode utilizar para desenvolver as atividades com os alunos. Esses roteiros, além do procedimento experimental, trazem questões para auxiliar a interação do estudante com o experimento e também com a simulação proposta.
Para trabalhar com essa atividade os alunos podem estar dispostos em grupos de 05 a 06 alunos. Alguns reagentes requerem cuidados para manipulação, ao longo das atividades trazemos algumas orientações de como proceder.

Observação: esta aula faz parte de uma sequência de duas aulas sobre o tema Soluções.  A aula seguinte se chama " Calculando as concentrações das soluções” e também está disponível no Portal do Professor.

Atividade 1 - Iodo e solubilidade

 Esta atividade tem como objetivo central a discussão sobre a formação de soluções. Aqui, se faz um sistema heterogêneo entre aguarrás e água e em seguida adiciona-se uma pequena porção de iodo ao sistema. Após agitação o iodo dissolve-se apenas na aguarrás.

FIG1
Figura 1: Trecho do vídeo “Iodo e solubilidade” Fonte: Portal pontociência

No link a seguir estão as orientações destinadas a você, Professor. Recomendamos que você as leia antes de iniciar a atividade.


Professor, aqui você encontrará o material para entregar aos estudantes:


Caso não seja viável realizar o experimento você pode utilizar o vídeo a seguir para trabalhar as mesmas questões propostas.
Os links para o vídeo e o roteiro do experimento estão a seguir:


Atividade 2 – Simulação: soluções de açúcar e sal

Esta atividade tem como objetivo trabalhar o conceito de dissolução, concentração e diluição a nível atômico. Aqui, a simulação mostra como alguns sais, sacarose e glicose se comportam quando colocados em água.

FIG2
Figura 2: Simulação “Soluções de açúcar e sal” Fonte: PhET

No link a seguir estão as orientações destinadas a você, Professor. Recomendamos que você as leia antes de iniciar a atividade.


Professor, aqui você encontrará o material para entregar aos alunos:


A simulação você encontrará aqui:


Atividade 3 - Verificando os rótulos
Professor, para essa atividade sugerimos que os estudantes sejam orientados a recolher em suas casas rótulos de diversos produtos que eles julguem como soluções. Em sala, os estudante podem compartilhar os rótulos dos produtos recolhidos e estabelecer critérios para classificar o produto em questão como uma solução ou não. Esses critérios podem ser organizados em um quadro como o exemplificado a seguir. Sugerimos que o quadro seja reproduzido no quadro da sala e preenchido a partir das observações dos alunos. Em seguida, pode-se discutir alguns dos critérios utilizados para classificar um sistema como uma solução ou não.

Quadro 1: Sugestão de quadro para a atividade 3
Produto
Estado físico
Soluto
Solvente
Homogêneo ou heterogêneo?
É solução?

Referência
FIGUEIREDO, F.H.S.Construindo Atividades Investigativas para a discussão do Conceito de solução. 2013. 62f. Monografia (conclusão de curso) - Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química, Belo Horizonte.
Recursos Complementares
Avaliação
Para avaliação do que foi aprendido sugerimos que se utilizem as respostas das questões trabalhadas com os alunos.
Opiniã

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