domingo, 27 de outubro de 2013

Relatório da Viagem Cultural e de Estudos

Professores responsáveis: Carmeli Caetano e David Felipe
Alunos: 3º Ano 1 – 2 – 3 – da sede
EEB Padre João Kominek

Nos dias 3 e 4 de outubro de 2013 foi realizada a viagem de estudos do 3ª Ano Noturno, no intuito de apresentar aos estudantes as riquezas culturais de Santa Catarina, abrindo a mente deles para conhecer mais do que a cidade em que vivemos.
Iniciamos nossa viagem às 3 horas da manhã do dia 3 e fizemos uma parada para tomar o café da manhã em São Joaquim depois de duas horas parados na estrada para arrumar o pneu do ônibus que furou no caminho. Na Serra do Rio do Rastro paramos e descemos para prestigiar e vislumbrar esse lugar maravilhoso lapidado por Deus que nos apresenta essa belíssima natureza e esculpida pelo homem que se tornou um caminho mais curto entre as regiões Norte e Sul do Estado. Onde tivemos a oportunidade de conhecer uma arquitetura só nossa e de grande reconhecimento internacional.
Paramos pra almoçar no caminho a Criciúma onde tínhamos hora marcada na Mina de Carvão de visitação Otávio Fontana, e que para todos nós foi a primeira vez que adentramos numa mina. Foi uma aula inesquecível, só comprovamos aquilo que já havíamos estudado nos livros didáticos sobre o carvão mineral, hidrocarboneto riquíssimo que serve como combustível para trens, máquinas, caldeiras, fornos de alta capacidade térmica. Primeiro assistimos a um vídeo sobre a extração do carvão, em seguida iniciamos nossa visita à mina. A mina de visitação tem 350 metros de extensão entre túneis e caminhos numa linha horizontal plana, todos preparados como se fosse que tivesse mineiros trabalhando a 17 metros de profundidade, um guia nos informava a cada parada sobre o carvão e seu processo de sedimentação, bem como os equipamentos de segurança e a quantidade de extração da mina que não deve ultrapassar a 50% do carvão sedimentado para que a mina não desabe, entre outros. Um mapa dentro da mina nos informa o quanto Criciúma é rica em mina de carvão que estão por toda a extensão do município. Nosso estado é riquíssimo desse produto natural, bem como sua extração que é exportado para todos os estados.
Já quase noite nos dirigimos a Laguna para pernoitar e no dia seguinte dia 4 fizemos um pequeno passeio pela cidade de Laguna, onde pudemos observar sua beleza histórica e cultural nas construções antigas da cidade, nas ruas estreitas e no mar de Laguna. Fizemos uma parada e tiramos algumas fotos e tivemos algumas explicações do Professor David na Praça do Marco de Todesilhas, que foi um Tratado que estabelecia um meridiano imaginário, situado a 370 léguas a oeste da Ilhas de Cabo Verde, nas costas da África. Dando total liberdade quanto ao litoral brasileiro e maior parte do Oceano a navegar. As terras a oeste deste Meridiano pertenciam a Espanha, e as terras a leste seriam de Portugal. O Meridiano de Tordesilhas passava pelo Brasil, nas atuais cidades de Belém, no Pará, e Laguna em Santa Catarina. Muitos anos mais tarde, os bandeirantes ultrapassaram o Meridiano de Tordesilhas. Em Laguna está um dos marcos.
Saímos de Laguna em direção a BR-101 no sentido a Florianópolis para visitar o Centro Histórico e outros pontos importantes que a capital nos oferece. O guia nos informava a história de cada marco na Praça Central, bem como o primeiro banheiro público construído e que hoje está sendo recuperado. Tudo ao nosso redor nos deixou encantado. O cheiro da cultura estava no ar, nos inspirava, nos tornava pessoas melhores. A Figueira centenária no centro da praça foi incrível em conhecê-la, reza a lenda que para encontrar um marido tem que dar três voltas ao seu redor, e para voltar a Florianópolis tem que dar pelo menos uma volta em torno da árvore.
Em seguida fomos visitar a Catedral de Florianópolis, muito bela e rica em detalhes, onde conhecemos parte da história que essa igreja foi construída apenas para os negros e existe outra mais do lado noutro quarteirão que era somente para os brancos, isto acontecia na época com praças e estabelecimentos também. O preconceito definitivamente é herança daqueles tempos.
Do lado da Catedral está localizado o Museu onde pudemos adentrar e apreciar uma exposição dos 100 anos da Guerra do Contestado contada em forma de maquetes e alguns quadros e objetos da época foi maravilhoso rever parte da história bem a nossa frente com cenas da guerra montadas em maquetes.
Em seguida fomos conhecer o Mercado Municipal, maravilhoso, que quantidade de mercadorias, que quantidade de pessoas transitando, os alunos se vislumbraram com tanta gente indo e vindo, a diversidade do povo, uns até mesmo só para conversar, jogar um baralhinho, se descontrair. Tudo a nossa volta parecia voltar no tempo dos nossos pais e avós.
Após o almoço ali mesmo no Mercado Municipal, fomos visitar o Planetário e laboratório de Física ao ar livre na UFSC, outra aula maravilhosa, onde permanecemos por volta de 3 horas, com aula de Astronomia, Geografia e Física ficamos deslumbrados com tanta informação. Os alunos puderam participar da experiência de estar nos equipamentos de Física para entender como funciona a força-peso de qualquer objeto aqui na Terra, as polias e roldanas muito utilizadas em construções, o centro da gravidade do nosso corpo e dos objetos, a propagação do som no espaço, a gangorra, o balanço, entre outros. Com certeza uma aula prática excelente e que ninguém esquecerá.
Enfim, uma viagem que não só foi histórica e cultural, mas também com muitas informações de várias disciplinas e teorias diferentes que se comprovaram na prática durante os anos de estudos que cada aluno já teve.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário