sábado, 25 de janeiro de 2014

EXAME DE FÍSICA - 2° ANO - 2013

1)Ao colocar um fio de cobre entre dois postes, num dia quente de verão, um eletricista não deve deixá-lo muito esticado, por quê?...........................................................................................................
...............................................................................................................................................................
2)Identifique o tipo de propagação do calor que ocorre em cada uma das situações:
a)A extremidade de uma barra de metal é colocada em uma fogueira e depois de pouco tempo a barra toda esquenta......................................................
b)Objetos próximos de um forno aceso, mas não em contato com ele, aquecem...............................
c)Em localidades de frio intenso, as casas são dotadas de janelas com vidros mais espessos.............
d)Aparelhos de ar condicionado são instalados na parte superior do ambiente.................................

3)O que é fonte de calor? Cite 3 exemplos........................................................................................
...........................................................................................................................................................
4)Um corpo formado por determinado material recebeu 2000 cal e teve sua temperatura elevada de 50°C. Qual éo valor da capacidade térmica desse corpo?
       C=  Q
∆t
5)Sabendo que a temperatura média do corpo humano é de 36,5°C, que quantidade de calor em calorias, passa do corpo para a água quando uma pessoa ingere 0,5L de água a 15,5°C?
   Q = m .c .∆t

6)Um pedaço de chumbo inicialmente à temperatura de 25°C, foi colocado no forno durante 3 min. e teve sua   elevada para 90°C. Nesse processo o pedaço de chumbo absorveu 1,300 cal.Qual é a capacidade térmica desse pedaço de chumbo?
    C=  Q
          ∆t

7)Explique sobre os tipos de dilatação que a matéria pode passar:
a)Dilatação linear dos sólidos................................................................................................................
......................................................................................................................................................
b)Dilatação volumétrica.....................................................................................................................
.........................................................................................................................................................
c)Dilatação dos líquidos...................................................................................................................
........................................................................................................................................................
8)Leia as afirmações a seguir e classifique-as em Verdadeiras ou Falsas:
a)(   )A densidade de um corpo é uma grandeza física que não se relaciona à temperatura desse corpo.
b)(   )A dilatação térmica dos líquidos é um efeito da transferência de calor entre corpos e a alteração de volume de um líquido em um recipiente não depende da variação de volume do recipiente que o contém.
c)(   )Uma massa de água no estado líquido a 0ºC é aquecida até atingir 4ºC. Ao longo desse aquecimento, o volume de água aumenta.

9)(FUVEST-SP) Nos dias frios, quando uma pessoa expele ar pela boca, forma-se uma espécie de "fumaça" junto ao rosto. Isso ocorre porque a pessoa:
a)(  ) expele ar quente que condensa o vapor de água existente na atmosfera.
b)(  ) expele ar quente e úmido que se esfria, ocorrendo a condensação dos vapores expelidos.
c)(  ) expele ar frio que provoca a condensação do vapor de água na atmosfera.
d)(  ) provoca a evaporação da água existente no ar.
e)(  ) provoca a liquefação do ar, com seu calor.

10)(UFRS-RS) Põem-se 20g de gelo fundente em um copo com água. Põem-se 20g de água a 0oC em outro copo com igual quantidade de água à mesma temperatura. Então:
a) o primeiro copo esfria mais         
b) o segundo copo esfria mais        
c) os dois copos esfriam por igual
d) os dois copos mantêm a temperatura constante

11)(PUC-MG) Na questão a seguir assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Todos os materiais expandem-se quando aquecidos.
b) A temperatura de fusão de uma substância depende da pressão.
c) Durante uma mudança de fase, a temperatura permanece constante.
d) A temperatura em que a água ferve depende da pressão.

12)(UFSM-RS) Assinale falsa (F) ou verdadeira (V) em cada afirmativa.
(     ) A água pode evaporar a uma temperatura menor do que 100°C.
(     ) A sensação de frio ocasionada pela evaporação da água sobre a pele deve-se à absorção de energia da pele pelo líquido.
(     ) A velocidade de evaporação da água não depende da pressão externa.
A seqüência correta é

a) V - V - F.        b) F - F - V.     c) F - F - F.        d) V - F - F.            e) V - V - V.
PROVA DE QUÍMICA – 2° ANO – 2° BIM

1)Escreva o nome para os Sais:
a)NaCl......................................................   d)CaCl2..................................................
b)KBr.......................................................    e)MgBr2.................................................
c)Ba2SO4.....................................................  f)KCl.......................................................

2)Escreva a fórmula para os Sais presentes na água mineral:
a)Fosfato de Estrôncio..........................   d)Fluoreto de Sódio.....................................
b)Sulfato de Cálcio................................   e)Nitrato de Sódio.......................................
c)Bicarbonato de Cálcio.........................   f)Bicarbonato de Potássio..........................

3)(Vestibular) Os fertilizantes com Potássio são muito utilizados na agricultura. As formas mais comuns de fertilizantes são o cloreto, o sulfato, o nitrato e o fosfato de potássio. Suas fórmulas moleculares são respectivamente:
a)(   )KCl; K2SO4; KNO3; K3PO4
b)(   )KCl; K2SO3; KNO2;K2PO4
c)(   )KCl; K2SO4; KNO2; KPO4
d)(   )KClO; K2SO3; KNO2; K2PO3
e)(   )KClO; K2SO4; KNO3; K3PO4

4)Escreva o nome para os óxidos:
a)CaO....................................................     d)SiO2......................................................
b)NO2....................................................      e)MnO2....................................................
c)Fe2O3........................................................................   f)Na2O......................................................

5)Escolha as alternativas cujo nome está associado corretamente a fórmula química:
a)(   )CO2 – dióxido de carbono            d)(   )Ca(OH)2 – hidróxido de cálcio
b)(   )KOH – óxido de potássio              e)(   )NaCl – clorato de sódio

c)(   )HCl – ácido cloroso                       f)(   )N2O5 – pentóxido de dinitrogênio
PROVA DE QUÍMICA – 3º ANO – 1º BIM.

1)Classifique as cadeias carbônicas:
a)H3C – C = CH – CH3
              │
              CH3
b) H2C  ̶  CH – CH2 – CH – CH3
                │                 │ 
                CH3            CH3

                          │
c)  CH3 – CH2 – N – CH3

d)    CH3 – CH – CH3
                 ║
                 O
2) O Benzeno C6H6 é um hidrocarboneto...A melhor opção para completar a lacuna é:
a)( )aromático e saturado
b)( )aromático e insaturado por duas duplas ligações.
c)( )aromático e insaturado por três duplas ligações.
d)( )alicíclico saturado

3)O elemento que deve ser encontrado em toda cadeia e substância orgânica é: a) (  )nitrogênio
    b) (  )oxigênio
    c) (  )fósforo
    d) (  )carbono
    e) (  )enxofre

4)ENEM -2001- A possível escassez  de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I – Contaminação de lençóis freáticos.
II- Diminuição da umidade do solo.
III- Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I,II,III são, respectivamente:

a)( )Uso de fertilizantes e aterros sanitários/lançamento de gases poluentes/canalização de córregos e rio
b)( )Lançamento de gases poluentes/lançamento de lixos nas ruas/construção de aterros sanitários.
c)( )Uso de fertilizantes e aterros sanitários/ desmatamentos/impermeabilização do solo urbano.
d)( )lançamento de lixo nas ruas/uso de fertilizantes/construção de aterros sanitários.

5)Localize os carbonos primários, secundários, terciários, quartenários na cadeia carbônico:
a)           │         │    │     │                 
            ̶  C – C – C – C – C  ̶
              │     │    │         │
                    ̶ C  ̶
                     │                                   
b)          CH3
              │
   H3C – C – CH  = C – CH3
              │               │

              CH3           CH3

PROJETO PLÁSTICO

SECRETARIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO
34ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
E.E.B.PADRE JOÃO KOMINEK
MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA - SC



 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS SACOLAS PLÁSTICAS

PROFª. CARMELI CAETANO
TURNO: NOTURNO
SÉRIE:  3ª
ENSINO MÉDIO

SANTA TEREZINHA
2013

1.      TEMA: “As sacolas plásticas devem ser substituídas?”  

2.      OBJETIVO GERAL
      Entender como são formadas as sacolas plásticas e conhecer uma alternativa contra o uso excessivo de sacolas de plástico comum por materiais plásticos biodegradáveis.      


3.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*      Analisar a composição química e matéria-prima do plástico.
*      Conhecer a presença da função orgânica dos Hidrocarbonetos que o plástico faz parte.
*      Experimentar a produção de um polímero natural.
*      Trabalhar os conteúdos relacionados ao tema referente à Química Orgânica.
*      Analisar os diversos problemas ambientais que o uso do plástico acarreta ao meio ambiente.
*      Observar através de vídeos a pesquisa e produção do plástico biodegradável.
*      Pesquisar os diversos países que estão a frente dessa alternativa para proteger o meio ambiente.
*      Compreender a importância da reciclagem do plástico.
*      Questionar sobre os prejuízos causados pelos aditivos no plástico biodegradável.
*      Discutir o que são materiais biodegradáveis e sua utilização.
*      Trabalhar e confeccionar interdisciplinarmente com a disciplina de Artes alguns objetos a partir de sacolas de plástico.

4.      JUSTIFICATIVA

Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa. Em meio século, passaram de símbolo da modernidade as vilãs do meio ambiente.
O motivo: o plástico polui - e muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Trata-se, portanto, de uma decisão lógica: aboli-las dos supermercados. Parece evidente, mas não é tão simples. Existem divergências ambientais, culturais e políticas sobre como eliminar esse problema.
As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
Um saco de plástico (ou sacola) é um objeto utilizado para transportar pequenas quantidades de mercadorias. Introduzidos na década de 1970, os sacos de plástico depressa se tornaram muito populares, especialmente através da sua distribuição gratuita nos supermercados e outras lojas. São também uma das formas mais comuns de acondicionamento dos resíduos doméstico e, através da sua decoração com os símbolos das marcas, constituem uma forma barata de publicidade para as lojas que os distribuem. Os sacos plásticos podem ser feitos de polietileno de baixa densidade, polietileno linear, polietileno de alta densidade ou de polipropileno, polímeros de plástico não biodegradável, com espessura variável entre 18 e 30 micrometros.
O saco de plástico é uma forma muito utilizada pelo homem e também muito prejudicial para o meio ambiente. Este serve de transporte para alimentos, mercadorias e objetos diversos. São práticos para o homem, porém péssimos para o ambiente. Por isso, algumas pessoas têm reduzido o seu consumo, utilizando sacolas retornáveis para compras e sacos feitos de jornal para colocar o lixo de cestos da cozinha e do banheiro.
Quase todos os sacos de plástico não acondicionados em lixeiras acabam, mais cedo ou mais tarde, por chegar aos rios e aos oceanos. Os ambientalistas chamam a atenção para este problema e citam o fato de milhares de baleias, golfinhos, tartarugas-marinhas e aves marinhas morrerem asfixiadas por sacos de plástico.
Projetos de leis estaduais para substituir as sacolas de plástico pelas oxibiodegradáveis tramitam no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Assembléia Legislativa chegou a aprovar um projeto do deputado Sebastião Almeida (PT), que tornaria obrigatório o uso dos oxibiodegradáveis."O ideal seria a troca, pura e simples, do material plástico por pano ou papel. Mas ao menos um composto oxibiodegradável poderia acelerar a decomposição de bilhões de toneladas que ficam no ambiente à espera da degradação", escreve Almeida em artigo na Folha de S.Paulo
Por esses motivos temos que levar à várias discussões sobre o uso desenfreado ou não das sacolas plásticas, bem como entender o seu processo de fabricação e a forma mais viável de as sacolas não prejudicarem tanto o meio ambiente, tendo um tempo de vida útil e degradável bem menor como as Biodegradáveis que já estão sendo testadas em laboratório e no comércio de Joinville – SC.

5. METODOLOGIA
5.1. Publico alvo: alunos do  3º Ano do Ensino Médio
5.2. Recursos humanos, físicos e materiais:
  • Humanos: Professora, Professora de Artes, alunos, direção, Assistente Técnico Pedagógico e familiares para pesquisa de campo.
  • Físicos e Materiais: sala de aula, revistas, livro didático, laboratório de Química, internet, laboratório de informática, vídeos.
5.3. Resultados esperados:
·         Resultados esperados com relação aos funcionários:
Espero que todos os funcionários entendam a importância da reciclagem de materiais, bem como sua separação e reutilização, dando ênfase a melhorar o meio ambiente em que vive.
·         Resultados esperados com relação a Direção:
Espero o apoio da Direção e dos demais Assessores Pedagógicos para a realização do Projeto, tanto no sentido da compreensão do conteúdo abrangente, como na questão de cidadania ao discutirmos e colocar na prática a reciclagem de materiais na escola.
·         Resultados esperados com relação à clientela (alunos) do local:
Espero que os alunos (minha clientela) compreendam bem o que representa o plástico nos dias de hoje para o ser humano e para o meio ambiente em geral. Quero que possam entender do que o plástico é feito e como as pesquisas de um novo plástico biodegradável está se desenvolvendo no Brasil e que possa ser substituído

5.3. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
  • Serão feitos trabalhos em grupos na intenção de elaboração de uma resposta do conhecimento do grupo sobre as perguntas colocadas pela Professora que farão parte da pesquisa e que estão relacionadas ao tema.
  • Serão estudados vários textos que serão anexados ao Projeto e os assuntos a seguir durante as aulas, bem como textos que venham enriquecer os conhecimentos dos alunos.
  • Será feita uma pesquisa sobre o lixo e o plástico como ele é descartado pelo cidadão.
  • Serão feitas várias experiências para testar os produtos e as substâncias bem como fazer plástico de produto natural como o leite e o amido.

5.3.1. Conteúdos:
ü  Meio ambiente.
ü  Hidrocarbonetos: Petróleo
ü  Estrutura do plástico oxibiodegradável.
ü  Reciclagem
ü  Problemas ambientais.
ü  Cadeias carbônicas: alcanos
ü  Polímeros
ü  Polietilenos e Polipropilenos.
ü  Aditivos dos plásticos biodegradáveis.

  5.3.2. Textos:
- “O que é plástico oxi-biodegradável?”
- “Polímeros” – cap. 9 do livro didático.
- “O uso da palavra plástico” – p. 258 do livro didático
- “O estado do Paraná terá fábrica de plástico biodegradável.”
- “Qual o BEM e o MAL do plástico oxi-biodegradável depois de consumido.”
- “O impacto ambiental causado pelos plásticos” – p. 260 do livro didático
                   

5.4. ESTRATÉGIAS:
5.4.1. Assistir ao vídeo sobre a importância e a fabricação do plástico. Iniciar um debate sobre o assunto se colocando a favor ou contra o uso das sacolas plásticas.

5.4.2.      Pesquisar os países que oferecem outras alternativas sobre o uso das sacolas plásticas e apresentar para os colegas da turma,
     - Irlanda
     - Inglaterra
     - Alemanha
     - Portugal
     - Itália
     - África do Sul
5.4.3.      Assistir a outros vídeos sobre o tipo de plástico biodegradável que está sendo produzido no Brasil e sobre a História do plástico.

5.4.4.      Estudar no livro didático p. 303 sobre o Hidrocarboneto Petróleo que contém a matéria-prima nafta do plástico.

5.4.5.      Fazer um debate e responder as perguntas após a leitura do texto da p. 258 a p. 260 do livro didático.
- Qual a sua crítica a respeito do plástico bem como seu uso?
- Você é contra ou a favor do uso das sacolas de plástico?

5.4.6.      Após os debates e discussões chegar ao ponto comum de que as sacolas de plástico são feitas de polietileno de baixa densidade, polietileno de alta densidade e em alguns casos de polipropileno. Explicar que todos esses materiais são Polímeros não biodegradáveis, isto é, que não se decompõem facilmente no meio ambiente.

5.4.7.      Estudar no livro didático p. 246 até p. 260 “O que são polímeros e os tipos
Ø  Dizer que são compostos orgânicos de cadeia carbônica longa, ou seja com alto peso molecular, chamados de macromoléculas. No quadro, demonstre a fórmula química do etileno CH2=CH2, substância obtida com base no petróleo.

Ø  Explicar o que acontece quando ela sofre a quebra da dupla ligação. Os monômeros começam a se ligar um ao outro formando o polietileno, (CH2-CH2)n. Isso, porém, só ocorre em condições adequadas de temperatura, a 200 graus Célcius e a alta pressão.

Ø  Comentar que esse polímero é muito utilizado na fabricação dos materiais "plásticos" e leva em média 300 anos para se decompor.

Ø  Uma alternativa que atualmente vem sendo utilizada na fabricação dele é a adição de um aditivo, composto químico a base de metais como cobalto, níquel, ferro e manganês. Esses elementos ajudam no processo de oxidação do polietileno quando em contato com o ambiente. Daí o nome para alguns tipos de sacolas de "oxibiodegradável". Na presença de luz ou calor, o polietileno aditivado vai se transformando rapidamente em moléculas mais leves. Com isso, reduz o peso molecular a tal ponto que os microrganismos presentes no solo possam completar a quebra da estrutura química transformando tudo em água, dióxido de carbono, biomassa e restos dos aditivos. O processo leva, em média, dezoito meses.

Ø  Questionar a classe, então, sobre os prejuízos causados pelos aditivos - afinal são sais metálicos que também podem contaminar o solo.

Ø  Explicar que há uma grande discussão sobre o tema e que, ao que parece, o mais indicado mesmo é descobrir polímeros que não utilizem aditivos, que sejam naturais e com pouco tempo de duração no ambiente.

5.4.8.      Assistir ao DVD de aulas de Química sobre “Polímeros naturais e sintéticos”

5.4.9.      Fazer uma pesquisa sobre: apresentar para a classe o resultado.
a)      O que você faz com o lixo plástico que você descarta?
b)      Por que o plástico é útil?
c)      Você sabe quanto tempo o plástico fica no meio ambiente até se degradar?
d)     Você é a favor ou contra essa lei para abolir as sacolas de plástico?  

5.4.10.  Experiências práticas para obtenção do amido que é um dos componentes químicos do plástico Biodegradável.
Ø  Comentar que alguns materiais considerados biodegradáveis já existem no mercado e podem ser feitos em sala de aula. Dois exemplos são os polímeros à base de amido de milho e amido de batata. Explicar que o amido do milho é aquela parte branca que fica no grão do milho, próximo ao sabugo. Separado do restante da espiga, ele é utilizado para fazer a Maisena - alimento de uso doméstico em doces e em outros pratos caseiros. Contar que o amido, na presença de água, forma um polímero (C6H10O5), facilmente percebido se deixado em condições adequadas de temperatura ventilação.
Ø  Propor que a classe produza um material biodegradável que pode ser utilizado em casa como potinho para guardar pequenos materiais, flores artificiais e até mesmo para plantio de mudas de plantas de pequeno porte. Confira abaixo o passo a passo da experiência.
a)      Atividade prática - Etapa 1 - Obtenção do amido
Materiais:
Uma batata descascada e cortada em fatias, um liquidificador, dois copos grandes de vidro, uma peneira, um pano de algodão e um filtro de papel do tipo de coador de café.

Processo:
Pique a batata e coloque no liquidificador com meio copo de água. Bata bem até formar uma solução. Coloque o pano por dentro da peneira e ponha ambos sobre o copo. Filtre a mistura de batata batida nesse pano. Aguarde meia hora ou mais para que todo o sólido branco deposite no fundo do copo e fique totalmente separado da água. Em seguida, retire um pouco da água virando o copo na pia. Filtre novamente a mistura no filtro de papel. Deixe o pó secar no próprio filtro de um dia para o outro. Pronto, esse é o amido da batata.

b)     Etapa 2 - Preparação do polímero natural e criação do vaso
Materiais:
Uma xícara redonda ou uma laranja cortada ao meio sem a polpa, água quente e uma panela para fazer a mistura.

Processo:
Coloque na panela todo o amido obtido pelo processo acima e meio copo de água. Leve ao fogo para ferver sempre agitando. Quando engrossar como mingau, retire do fogo. Coloque a casca da laranja com a parte do corte virada para baixo. Cubra a casca da laranja pelo lado de fora com o mingau preparado, ela servirá de molde para obter o vaso, e espere esfriar. Em seguida espalhe mais um pouco do mingau até formar uma camada bem espessa sobre a casca da laranja. Quando esfriar, ficará endurecido e então deve ser colocado num local ventilado para secar totalmente, isso pode levar até dois dias. Deverá formar um material incolor e seco que irá se soltar do molde. Retire do molde, espere ficar mais seco e utilize como porta objeto ou vaso.

5.4.11.  Incentivar os alunos a testar a durabilidade do material. Para tanto, pedir que coloquem terra até a metade de um copo de vidro. Sobre ela colocar um pedaço do polímero natural perto da lateral do copo e ao lado, colocar um pedaço de polietileno e cubra com mais terra os dois polímeros. Guardar o copo num local onde ele possa acompanhar o tempo de decomposição dos materiais. Esse é um bom começo para aprender a fazer uma observação científica.

5.4.12.  Fazer a experiência da obtenção do plástico formolcaseína (galalite) o 1° plástico a ser utilizado.
Ø  Este foi um dos primeiros plásticos a ser utilizado. É um polímero termofixo, isto é, não amolece com o aquecimento e portanto não pode ser moldado. Entretanto, pode ser lixado e polido. Teve amplo uso na fabricação de botões, pentes e cabos de facas.

Material
Pano contendo a caseína obtida na primeira experiência 10 mL de formol (solução de formaldeído a 40 %) Tubo de ensaio
Procedimento
Lave muito bem a caseína, no próprio pano, para retirar todo o soro. Comprima bem o material obtido e dê-lhe alguma forma, como por exemplo um dado, uma esfera etc.
Mergulhe esse material em um tubo de ensaio contendo 10 mL de formol e deixe em repouso por dois ou três dias. Após esse tempo, retire-o do formol, lave bem e deixe secar ao ar. Depois de seco o objeto poderá ser lixado e polido.
CUIDADO: o formol é irritante, principalmente para os olhos.

5.4.13.  Produzir materiais, objetos de plástico reciclado, pode ser em grupos, oferecendo outras alternativas para não ser jogado no meio ambiente.

5.4.14.  Questões propostas depois de todas as discussões sobre o tema:

5.            AVALIAÇÃO:
  • Trabalho com apresentação oral e escrita.
  • Resolução das Atividades.
  • Prova escrita individual.
  • Pesquisa de campo e relatórios.
  • Estudo de textos em grupos.
  • Experiências práticas com Relatórios.
  • Vídeos assistido 
6.            CRONOLOGIA:
            De Maio a julho de 2012.

7.            BIBLIOGRAFIA

*      MORTIMER, Eduardo Fleury. Assessoria Pedagógica. São Paulo: Scipione, 2002.

*      MORTIMER, Eduardo Fleury. Coleção Explorando o Ensino de Química. V. 5 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006

*      PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano. Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto – 4. Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.

*      SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. Química e Sociedade. Volume Único, Ensino Médio/Wilson Luiz Pereira dos Santos e Gerson de Souza. São Paulo: Nova Geração, 2005.

*      INTERNET

*      LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA – 3º ANO